Prefeitura e órgãos de segurança estudam meios para reduzir a criminalidade em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 17 de fevereiro de 2016 – O prefeito Maguito Vilela se reuniu na tarde desta quarta-feira, 17, com representantes da segurança pública para estudar formas de reduzir a criminalidade em Aparecida de Goiânia. Uma das ações imediatas a serem tomadas é o cumprimento do código de posturas do município que determina o horário de funcionamento dos bares, distribuidoras de bebidas e demais estabelecimentos comerciais que revendem bebidas alcóolicas.

“Muitas vezes a pessoa sai de casa para se divertir e acaba extrapolando e comete crimes contra a vida de outros. Por isso temos que trabalhar em conjunto com os órgãos de Segurança Pública para a prevenção do crime, elegendo ações prioritárias para que o criminoso se sinta coagido, pois a situação hoje é grave e temos que agir com rigor para conter o avanço da criminalidade no município”, pontuou o prefeito Maguito Vilela.

Hoje, no caso das distribuidoras de bebidas que em alguns casos têm se tornado pontos de tráfico de drogas, o código de posturas da cidade determina que o estabelecimento funcione até as 18 horas com possibilidade de liberação de licenças até meia-noite. A orientação então das autoridades é de fiscalizar principalmente aquelas que não possuem licença para funcionamento depois da meia noite e que não possuem nenhum alvará ou licença para estar com as portas abertas.

Para o promotor da 5ª Promotoria da Vara Criminal de Aparecida de Goiânia, Milton Marcolino, que foi quem provocou a reunião com a prefeitura e demais órgãos da segurança pública, para reduzir os números da criminalidade, a ação tem que ser mais enérgica com a criação de um Projeto de Lei para proibir o funcionamento de bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e demais locais após a meia-noite. “Os números da redução de criminalidade em cidades que tomaram essa decisão é bem alto, por isso é preciso haver essa união entre os órgãos públicos”.

O comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Aparecida de Goiânia, coronel Mauro Sales ressaltou durante a reunião que apenas o cumprimento do código de posturas já auxilia na prevenção dos crimes. “Hoje nós temos mapeados os pontos e o perfil dos registros de crimes em Aparecida e o tráfico de drogas é a  maior causa de homicídios na cidade. E além dos estabelecimentos de revenda de bebidas, as feiras são pontos críticos para as ações da Polícia”, sublinhou o coronel.

Efetivo – Além do rigor na fiscalização das licenças e alvarás de funcionamento dos estabelecimentos de comercialização de bebidas, o prefeito Maguito Vilela disse que irá agendar uma reunião com o governador do Estado para solicitar um efetivo policial maior para Aparecida. “O município hoje tem uma população superior a de Anápolis e o efetivo policial é menor, o que deixa os moradores suscetíveis à ação de bandidos. E esperamos ser atendidos pelo governador”, ressaltou Maguito Vilela.

Presenças – Participaram da reunião o presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB), do vereador Arnaldo Leite (PMDB) que preside a Comissão de Segurança da Câmara; do delegado regional de Polícia Civil, André Fernandes; e dos secretários Raul Coutinho (Licitação e GGIM), Valdemir Souto (SMTA), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Cilene Alves (Regulação Urbana) e Euler Morais (Governo).