Prefeitura e Seja Digital estudam parceria para distribuição de kits para TV digital em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de janeiro de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha, recebeu na manhã desta sexta-feira, 27, em seu gabinete, o gestor regional da Seja Digital – entidade responsável por orientar a migração do sinal de televisão analógico para digital no Brasil – Rommel Sena; a agente de Mobilização da empresa, Elessandra Carneiro, e o coordenador de logística e distribuição, Edno Cordeiro. A visita teve como objetivo apresentar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para a distribuição de kits gratuitos, contendo antena e conversor, à população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal.

“A Seja Digital desembarca oficialmente na região metropolitana de Goiânia para preparar a população para o desligamento do sinal analógico de televisão. A partir do dia 31 de maio de 2017, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Apesar de ainda estarmos a quatro meses do prazo, a população precisa se preparar com antecedência. Nesse intuito, a Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos, por isso estamos aqui hoje para firmar uma parceria com Aparecida”, informou Rommel.

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. Em Aparecida a intenção é beneficiar 38 mil famílias.

“Essa é apenas a primeira conversa para uma apresentação institucional. Vou designar o secretario de Ciência e Tecnologia, o professor Cleomar Rocha, para os próximos passos e assinatura do termo de Cooperação. Minha política desde o inicio é digitalizar e informatizar Aparecida e com essa parceria poderemos beneficiar as famílias mais carentes”, salientou Gustavo. Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; o superintendente de Planejamento da Saúde, Alessandro Magalhães, e representantes da Assistência Social, pastas responsáveis pelo levantamento das famílias.

O próximo passo para a parceria será o encaminhamento, por parte dessas pastas, de informações pertinentes à identificação das famílias a serem beneficadas, como os territórios de atuação dos agentes de saúde do município que passarão a ser acompanhados por técnicos da Seja Digital.

Essas informações incluem o número de famílias atendidas no total e por dia/agente; data; local e horário da capacitação dos agentes; período/agenda da campanha; CRAS que estão em operação no município; identificação de outros equipamentos sociais relevantes para a ação; quais os territórios de atuação; número de famílias atendidas por dia; data; local e horário da capacitação das equipes dos CRAS; e a definição da data de ativação da ação com os promotores da Seja Digital.

“A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos por antena UHF, conversor e controle remoto e são retirados apenas pelos correios”, informou Rommel.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados.

Além de Aparecida de Goiânia, o sinal analógico será desligado em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) foi criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para informar e preparar a população, a estratégia da Seja Digital é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. “O processo acontecerá de maneira semelhante ao que fizemos em Brasília. Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito”, finalizou Rommel.