Prefeitura e UFG assinam convênio para conclusão do câmpus Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2016 –A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Câmpus Aparecida formalizaram nesta segunda-feira (13) um convênio para a realização de obras de infraestrutura na sede da instituição, em construção na região Leste de Aparecida. A assinatura ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura, durante visita do reitor da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, ao prefeito Gustavo Mendanha.

“O objetivo desse encontro é cumprimentar o prefeito, pois é a nossa primeira reunião após a posse, e desejar à ele sucesso na gestão dessa importante cidade do Estado. Outro compromisso é reafirmar nossa parceria, entre Universidade e município, na construção do nosso câmpus, que já vinha ocorrendo na gestão anterior”, explicou Orlando Afonso. Segundo ele, a previsão é de que a primeira etapa da obra seja concluída no final deste ano.

“Estamos no terceiro mês de gestão e já demos andamento a uma série de ações integradas iniciadas na gestão anterior, assim como a parceria com a UFG. Nosso objetivo também é tornar Aparecida um polo de inovação e tecnologia, e a parceria com a universidade federal é muito importante para desenvolvermos esse projeto. É nosso desejo que a instituição esteja cada vez mais próxima da CIDADE, tanto em parcerias como na transferência de inteligência e cohecimentos. Então auxiliaremos sempre no que for preciso”, garantiu o prefeito Gustavo Mendanha..

Atualmente, a UFG oferece três cursos em Aparecida de Goiânia, no prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizada no setor Conde dos Arcos. Além do espaço cedido à instituição fedeal, a Prefeitura também auxilia com profissionais de serviços gerais para dar condições de funcionamento às duas universidades. Cerca de 600 alunos são atendidos atualmente nos cursos de Entenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Tranportes.

“O próximo curso será de Engenharia de Materiais, mas precisamos do novo prédio para a implantação de novos cursos pois já extrapolamos a estrutura oferecida pela UEG”, explicou o reitor. “Precisamos definir uma série de ações em parceria que possam viabilizar e agilizar a implantação do nosso câmpus aqui. Mas para entrar em funcionamento pleno temos também que urbanizar o espaço, melhorar o acesso, garantir a infraestrutura que cabe tanto à UFG quanto à Prefeitura”, reiterou.

Nesse sentido, o convênio assinado nesta segunda prevê o investimento de R$ 13 milhões, por parte do Tesouro Municipal, na construção e pavimentação do novo acesso ao Câmpus Aparecida, arruamento da parte interna do câmpus e urbanização, que inclui iluminação e outros serviços de infraestrutura.

“A reunião de hoje também foi importante para ajustarmos os prazos, pois a conclusão das intervenções da prefeitura precisam coincidir com as obras da UFG, e precisamos de prazo também para a licitação. Essa sincronia é muito importante”, destacou o secretário de Finanças do município, André Luiz Ferreira da Rosa, responsável pela elaboração do convênio, que também participou do encontro.

Crise e cortes da União

A grande preocupação dos representantes da UFG que estiveram hoje na Prefeitura de Aparecida – entre eles o diretor do Câmpus UFG de Aparecida, professor Júlio César Valandro Soares; o engenheiro do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (CEGEF) responsável pela obra, Paulo Menezes; e o assessor de imprensa da Reitoria, Tasso Leite – é o atraso no cronograma de obras em função do cenário político atual do país, com cortes de investimentos por parte do Governo Federal.

“Isso em alguma medida interfere sim nos nosso projetos e é uma preocupação. Novamente, a participação da Prefeitura junto aos órgãos do Governo pode nos ajudar a desembaraçar alguns processos, liberar recursos, para que a gente possa ter uma infraestrutura à altura da cidade de Aparecida e da Universidade Federal de Goiás”, avalia o reitor Orlando Afonso Valle do Amaral.

Para auxiliar a instituição, o prefeito Gustavo Mendanha se colocou também à disposição e de imediato solicitará nova audiência com o ministro da Educação – desde o início de seu mandato já esteve com o ministro Mendonça Filho por três vezes – em que os representantes da administração municipal e da UFG possam participar e expôr as demandas da unidade aparecidense.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; os secretários Professor Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Einsten Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle).