Prefeitura estuda projeto social para implantação de escolinhas de vôlei com a marca do campeão olímpico Dante

Por Rodrigo Augusto

23 de novembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

23 de novembro de 2018

Foto: Wigor Moreira

Proposta foi apresentada pelo ex-jogador da seleção brasileira Dante ao prefeito Gustavo Mendanha e ao secretário de Esporte, Gerfeson Aragão

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, estuda firmar convênio com um projeto social idealizado pelo ex-jogador de vôlei Dante. O ex-campeão olímpico apresentou na tarde da quinta-feira, 22, ao prefeito Gustavo Mendanha e ao secretário Gerfeson Aragão as diretrizes da iniciativa que tem como objetivo principal a criação de escolinhas de vôlei que irão atender centenas de crianças e adolescentes na cidade, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade e também para socialização de meninos e meninas com idade entre 10 e 17 anos.

De acordo com o ex-jogador, o ‘Dante Vôlei’ é uma iniciativa norteada pela inclusão social que irá utilizar o esporte como ferramenta transformadora, criando condições capazes de contribuir para o desenvolvimento dos alunos e também da comunidade local envolvida. “Este projeto é um sonho que eu sempre tive, mas quando jogava não tinha tempo para acompanhar. Agora, quero retribuir tudo que o esporte me deu, oferecendo essa oportunidade para nossas crianças. Vamos ensinar vôlei e também passar mensagens de ética, solidariedade, respeito e companheirismo”, destacou o ex-ponteiro da seleção brasileira e tricampeão mundial.

Segundo a proposta, as aulas serão ministradas por professores de educação física do próprio município duas ou três vezes por semana com duração de 1h30m cada de acordo com infraestrutura disponibilizada. “Estamos pré-dispostos a implantar esse projeto em Aparecida. Vamos estudar os detalhes da proposta e , quem sabe, seremos a primeira cidade no Brasil a receber essa iniciativa com a marca do Dante”, disse o prefeito Gustavo Mendanha durante a reunião.

Bicampeã geral dos Jogos Abertos de Goiás, Aparecida tem se destacado nos últimos anos em diversas modalidades esportivas individuais e coletivas. A implantação do projeto ‘Dante Vôlei’ através da parceria irá, segundo o secretário de Esportes, irá contribuir com o desenvolvimento social de crianças e adolescentes e também potencializar o vôlei no município. “Nosso intenção é atender comunidades carentes, incentivando a prática esportiva que é uma ferramenta importe na formação de nossos jovens. O projeto também poderá revelar novos campeões e difundir a modalidade em nossa cidade”, aponta Gerfeson Aragão.

Os alunos beneficiados não irão pagar nenhum tipo de taxa ou mensalidade para participarem do projeto. Cada um receberá um kit com o uniforme para ser utilizado durante as atividades regulares. Duas camisetas, dois shorts e dois pares de meia serão repassados para cada atleta.

Ginásios

Com objetivo de implantar e ampliar projetos de iniciação esportiva na cidade, a Prefeitura de Aparecida solicitou ao Governo de Goiás a administração de seis ginásios de esportes localizados na cidade. A intenção do Poder Público Municipal é assumir a gestão dos espaços, realizar reformas e utilizá-los para formação esportiva de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Aparecida aguarda o repasse das Escrituras Públicas de Doação e as chaves dos Imóveis para implantar núcleos de diversas modalidades esportivas nos ginásios. Na prática, significa que, ao assumir os ginásios, o município irá arcar com as despesas básicas, como água e luz. “Atualmente não existe nenhum projeto com o objetivo de acolher crianças e jovens nesses espaços para formação esportiva. A população, que não sabe que a prefeitura não é responsável pelos espaços, cobra medidas para melhor utilização”, lembra o secretário Gerfeson.