Aparecida de Goiânia, 26 de maio de 2015 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida inaugurou na noite desta segunda-feira (25) no setor Pontal Sul a 15ª Unidade Básica de Saúde (UBS) à população. A unidade – que recebeu o nome de UBS José Antônio de Sousa, em homenagem a um pioneiro do bairro – é de porte III , com 444,90 metros quadrados de área construída. O investimento total na sua construção foi de R$ 706.203,65, sendo parte do Governo Federal e o restante de contrapartida municipal.
“É gratificante poder homeagear as possoas locais que trabalharam pela comunidade. Sei o quanto esta UBS era esperada, do quanto esta região precisava dela. Na semana passada, inauguramos duas outras unidades do mesmo porte que esta no Independência Mansões e no setor Porto das Pedras. Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma no Buriti Sereno e outra no Parque Flamboyant estão em vias de ser inauguradas. E além disso, já está em construção também po Hospital Municipal de Aparecida, com 220 leitos e uma UTI” – pontuou o prefeito em seu discurso.
Além das 15 UBSs construídas no município, outras 14 ainda deverão ser entregues nos próximos meses. Todas elas são de porte III, ou seja, possuem capacidade para atendimento de três equipes de Saúde da Família. Cada uma destas equipes compostas por um clínico geral, um pediatra, um odontólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem. Além das três equipes de SF, cada unidade possui um corpo administrativo e auxiliares de serviços gerais.
O prefeito lembrou à população que atualmente já existem dois cursos de Medicina sendo orfertados por faculdades do município, o que fará com que se diminua o deficit de profissionais. “Este é um patrimônio de todos. Existe uma legião de trabalhadores e trabalhadoras que se desdobram diariamente e não mede esforços para fazer do atendimento cada vez mais humano. Todos devemos fazer a nossa parte” – disse secretária municipal de Sáude, Vânia Cristina Oliveira.
O deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e o deputado estadual Marlúcio Pereira (PTB); o presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), e os vereadores Eder do Skinão (PHS), Arnaldo Leite (PMDB), Roberto Chaveiro (PSL), Leiliane Rosa (PRTB) e Williian Ludovico (PSDB); e os secretários Wilmar Mariano (Esportes), Valdemir Souto (Trânsito), Jório Rios (Administração), Domingos Pereira (Educação), Luciana Guimarães (Cultura), José de Ribamar (Assistência Social), Júlio Lemos (Habitação) e Fábio Camargo (Meio Ambiente).
Ampliação da rede básica de Saúde
Com estas três últimas inaugurações, a atual administração eleva para 15 o número de novas UBSs em funcionamento no município. Um aumento significativo para a rede municipal de Saúde, que até o início da atual gestão, em 2008, contava com apenas 8 unidades próprias e nenhuma nunca havia passado por uma grande reforma. O descuido gera reflexos ainda hoje, que a atual administração trabalha para reverter.
Desde que assumiu, o prefeito Maguito Vilela viabilizou recursos para a construção de 32 unidades de saúde ao todo. Além das 15 UBSs entregues, a população já conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída no Brasicon; outras duas estão prestes a ser entregues, nos setores Buriti Sereno e Parque Flamboyant; e 14 UBSs estão em obras (veja box abaixo). O Hospital Municipal de Aparecida, com capacidade para 220 leitos, também já está em obras no setor Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário. Todas essas obras serão entregues até o final da atual gestão, no ano que vem.
Os Cais que já atendiam a população da cidade também foram ou estão sendo reformados. É o caso do Centro de Saúde do Setor Madre Germana, que foi totalmente reconstruído, e do Cais Nova Era, cuja obra foi realizada em etapas para evitar o fechamento da unidade, e entregue em junho do ano passado. No caso do Cais Garavelo, a unidade, que funcionava em uma praça na Avenida Igualdade, de forma precária, foi desativada e será substituída pela UPA do Buriti Sereno, que já está pronta e recebe equipamentos e mobiliários para iniciar o funcionamento, ainda neste mês de maio.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)