Prefeitura instala pluviômetros para medir quantidade de chuva

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo-Defesa Civil

Aparecida de Goiânia, 30 de outubro de 2014 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Defesa Civil instalou na última semana nove pluviômetros em diversos bairros da cidade com o objetivo de monitorar a quantidade de chuvas que caem no município. Além dos aparelhos um radar hidrológico também foi instalado no Ribeirão Santo Antônio, no Jardim Paraíso, para medir a profundidade do córrego durante os dias de chuva. Ambos os medidores já estão em funcionamento.

“Esses equipamentos ajudarão as equipes de monitoramento de campo da Defesa Civil a observar as áreas de risco e alagamentos no período chuvoso, evitando assim qualquer situação mais grave ao agir preventivamente”, destacou o superintendente de Defesa Civil do município, Juliano Cardoso completando dizendo que com a instalação dos medidores o município foi inserido no Programa Cidades mais Seguras do Ministério de Integração Nacional.

Segundo o superintendente os equipamentos já mediram as chuvas que caíram nos últimos dias em Aparecida. O radar mostrou que o nível do Ribeirão subiu 1,75 metros com a chuva desta quarta-feira (29). Os equipamentos funcionam com energia solar, e foram instalados na Vila Brasília, Parque Flamboyant, Cidade Vera Cruz, Setor Garavelo, Jardim Alto Paraíso, Serra da Areia, Veiga Jardim, Aterro Sanitário e no Centro.

A região onde o radar foi instalado, no Ribeirão Santo Antônio, é conhecida por haver alagamentos no período chuvoso. “O Ribeirão recebe a água de todos os mananciais do trecho mais urbanizado da cidade, por isso a importância de medir sua profundidade e densidade no período chuvoso”, afirma Juliano Cardoso.

Juliano Cardoso ressalta que o radar e os pluviômetros são ligados a um satélite que manda informação ao Centro Nacional de Alertas de Desastres Naturais – Cenaden. O órgão processa as informações coletadas de 15 em 15 minutos e lançadas no sistema. Essas informações são acessadas pela Defesa Civil em Aparecida que avalia as providências a serem tomadas em caso de chuvas fortes e possíveis alagamentos. “Assim ficamos sabendo a real quantidade de chuva que caiu sobre a cidade e se choveu além do normal para avaliar qual região a ser atendida mais rapidamente”, ressalta.