Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Prefeitura intensifica trabalhos de roçagem de lotes baldios de Aparecida

Força-tarefa de limpeza irá utilizar 45 tratores para limpar mais de 75 mil lotes baldios na cidade Uma cidade limpa…

Por SECOM
11 de fevereiro de 2019

FacebookXWhatsAppTelegram

Prefeitura intensifica trabalhos de roçagem de lotes baldios de AparecidaFoto: Enio Medeiros

Força-tarefa de limpeza irá utilizar 45 tratores para limpar mais de 75 mil lotes baldios na cidade

Uma cidade limpa é sinônimo de mais qualidade de vida aos moradores. E por isso, mesmo não sendo de obrigatoriedade da administração pública, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, intensifica nesta terça-feira, 12, às 8h, os trabalhos de roçagem dos lotes baldios em Aparecida. “Nosso é deixar o município mais limpo e reduzir os danos causados pelo mato alto como, por exemplo, a insegurança,  proliferação de insetos e também do mosquito Aedes Aegypti – que transmite, febre amarela, dengue, chickungnya e zika virus”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.

O trabalho de limpeza, que começa na Rua Viterita, no setor Pontal Sul, será executado por servidores e tratores da próprios da SDU, que desde o ínicio do mês de janeiro já estão atuando com cinco frentes de serviço roçando prioritariamente as áreas públicas como órgãos municipais, escolas, cmeis, praças, parques e ilhas das avenidas e ruas. Com a intensificação do serviço, a prefeitura entrará com 45 tratores em terrenos particulares, que não foram roçados pelos proprietários.

“A limpeza de lotes particulares é de responsabilidade dos proprietários, mas para minimizar os problemas causados pelo mato alto e acúmulo de lixo, o Poder Público fará a roçagem e o serviço, além da multa, é cobrado no Imposto Territorial Urbano (ITU) anual.  Iniciamos os trabalhos pelas áreas públicas, que é nossa obrigação e a partir deste mês de fevereiro entramos também nas áreas particulares. São cerca de 75 mil lotes privados espalhados nos 249 bairros da cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.

O gestor da pasta ressalta que a força-tarefa irá percorrer os 249 bairros de Aparecida, conforme o cronograma de execução do serviço estabelecido pela SDU. A estimativa é de que esta primeira roçagem seja finalizada em 90 dias. “Depois retornamos aos primeiros bairros do cronograma, pois com as chuvas o mato volta a crescer novamente. Desta forma estamos deixando a cidade mais limpa e bonita, melhorando principalmente a qualidade de vida dos aparecidenses”, sublinhou Passaglia, ressaltando ainda que serão utilizados 45 tratores, sendo 20 novos, para a execução do serviço.

“Fazemos ainda um apelo para que o proprietário de lote faça a roçagem do seu terreno, além de murá-lo. Com isso a pessoa colabora com o município e seus munícipes, deixando a cidade mais limpa, evitando a proliferação de insetos e também deixando o bairro mais bonito”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.

Navegue entre as notícias