Prefeitura, PUC-GO e Arquidiocese lançam segunda edição da Jornada da Cidadania

Foto: Valdir Antunes - Secom

Pela primeira vez, o evento foi lançado em Aparecida e terá todas as suas atividades realizadas no Campus II da universidade, localizado no Jardim Mariliza

Aparecida de Goiânia, 05 de agosto de 2015 – A Prefeitura de Aparecida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Arquidiocese de Goiânia lançaram na tarde desta quarta-feira, 5, a segunda edição da Jornada da Cidadania, que acontece de 20 a 23 de agosto no campus da PUC-GO no Jardim Mariliza. O evento de lançamento aconteceu no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Deputado João Natal, localizado no Parque Flamboyant.

Segundo o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, o evento demonstra o interesse da universidade e da gestão municipal em atender a população, principalmente aquela que mais necessita dos serviços que serão oferecidos durante o evento. “Este é um evento de solidariedade humana que a PUC realiza com muito cuidado e atenção num mundo cheio de violência e desencontros. Com toda a certeza a Jornada da Cidadania será um sucesso e vamos ajudar a divulgar essa ideia em Aparecida porque é uma ideia magnifica”, ressaltou Maguito.

O lançamento também teve a participação do reitor da PUC-GO, Wolmir Therezio Amado que explanou detalhes sobre os três dias de Jornada da Cidadania e quais serão os painéis de divulgação e atendimento à sociedade que, segundo ele, este ano será dividido em estações. “Serão estações com atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, cultural, visitas a museus na estação cultura, práticas esportivas, ciências e outras atividades. A tarde de hoje dá início a uma grande mobilização”, salientou.

JORNADA – Esta é a primeira vez que a Semana da Cidadania é lançada em Aparecida e terá todas as suas atividades realizadas no Campus II da universidade, localizado no Jardim Mariliza, contemplando a região leste da cidade. Uma novidade extremamente significativa para a população de Aparecida, que é sempre parceira no evento.

Outra novidade é que a segunda edição da Jornada da Cidadania integrará outros quatro eventos importantíssimos realizados pela PUC-GO e Arquidiocese: a Semana de Cultura e Cidadania, que já está em sua oitava edição; a 14ª edição da Semana do Folclore; a Feira da Solidariedade; e os Jogos Universitários. O que garantirá uma mistura de festa, comunhão, solidariedade, fraternidade e exercício da cidadania, unindo a comunidade acadêmica e a sociedade local.

De acordo com a coordenação da Jornada, a unificação destes eventos é necessária no sentido de qualificar ainda mais, as ações e serviços oferecidos à população mais carente de Goiânia, Aparecida e do Estado de Goiás. Será compartilhado o mesmo espaço físico: Câmpus I e Câmpus II da PUC Goiás, as mesmas comissões de trabalho, os mesmos esforços institucionais e o mesmo desejo de promover a cidadania, a cultura, a ciência, o folclore e o conhecimento a serviço da vida.

Durante a ação integrada, serão oferecidos gratuitamente à população serviços na área jurídica; de saúde; consultoria em negócios e empreendedorismo; laboratório de ensino dos cursos de formação de professores; mostra de ciência e tecnologia; atividades folclóricas e de arte e cultura (shows, filmes, literatura e exposições); estação do meio ambiente; atividades dirigidas de formação e assessoria; debates sobre políticas públicas; feiras solidárias de produtos diversificados e de alimentação; minicursos, oficinas e visitas monitoradas aos museus e laboratórios da PUC Goiás.​