Prefeitura realiza ações de combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis em feiras livres da cidade

Por Camila Godoy

27 de novembro de 2018

Por Camila Godoy

27 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Com o objetivo de ofertar aos moradores de Aparecida de Goiânia o diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais e estimular a reflexão sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará, nesta semana, ações em três feiras livres da cidade. Na quarta-feira, 28, servidores da Prefeitura disponibilizarão orientação e testes rápidos para identificação de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, na feira do Jardim Nova Era, das 18 às 21h. Eles também vão entregar materiais educativos e preservativos para a população presente. Quinta-feira, 29, a ação será na feira do Jardim Luz.

A iniciativa também antecede e marca as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro. “A data reforça o combate à doença, que já ocorre diariamente em Aparecida. Em nossa cidade, os testes para identificação de IST são oferecidos gratuitamente à população, durante todo o ano, em 28 Unidades Básicas de Saúde, nas três UPAs, nos dois Cais, no Centro de Saúde Papilon Park, no Ambulatório Municipal, no Serviço de Assistência Especializada e nos centros de Testagem e Aconselhamento”, lembrou o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

A responsável pelo Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do município, Ana Paula Vieira de Deus, destacou a importância da aproximação dos profissionais de saúde com a população para a desmistificação de que as Infecções Sexualmente Transmissíveis atingem apenas o outro. “Muitos não têm a percepção de todos estão vulneráveis e suscetíveis a contrair essas infecções. Por isso, conversar sobre esse assunto é tão importante. Além disso, o diagnóstico precoce possibilita ao paciente o início imediato de tratamentos. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida”, afirmou.

Serviço

Assunto: Ações de prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis em feiras livres da cidade

Programação:

28/11 – Feira do Jardim Nova Era, na Avenida Mineira, Qd. 06.

29/11 – Feira do Jardim Luz, na Avenida José Leandro da Cruz, Qd. 95.

Horário: das 18 às 21h