Prefeitura se mobiliza para reflorestamento e recuperação das margens da Avenida São Paulo

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 28 de outubro de 2014 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia se mobilizará no próximo dia 7 de novembro, às 9 horas, para realizar o plantio de árvores nativas nas margens do Córrego Almeida no trecho da Avenida São Paulo. Para acertar todos os detalhes do Programa de Recomposição Arbórea dos Mananciais de Aparecida, foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, uma reunião entre as secretarias envolvidas no projeto.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, o objetivo do programa é promover reflorestamento e a recuperação ambiental das margens dos mananciais do município que receberam obras de reconstrução de bueiros e pontes.  “As plantas nativas é que dão sustentação para o solo, evitando o processo erosivo nas margens dos bueiros”, explicou o superintendente.

Nesta primeira etapa serão plantadas no local 1.5 mil mudas e a expectativa da comissão de implantação do programa é de reflorestar a área com 6 mil mudas de árvores em quatro etapas. O mesmo será feito às margens de outros mananciais que tiveram os bueiros e pontes recuperados pela prefeitura, para com o intuito de evitar novos desmoronamentos.

Algumas mudas foram doadas pela diretoria do Parque Jardim Botânico e outras doadas pelo viveiro da Universidade Federal de Goiás. Ainda segundo Juliano Cardoso, a Prefeitura fará parceria com os donos das propriedades privadas próximos ao local para a manutenção das matas ciliares e evitar que o gado dessas propriedades destruam as árvores que serão plantadas.

Para o secretário de Governo, Euler de Morais, a ação é muito importante porque irá prevenir futuras erosões, que apesar de ser um processo natural do solo, pode ser evitado com o reflorestamento. “Nosso objetivo é que toda sociedade se envolva nessa ação educativa. Vamos trabalhar com a conscientização”, pontuou o secretário.

A secretaria de Educação irá mobilizar também alunos e professores da rede municipal. “Realizaremos palestras até o dia da ação para conscientizar alunos, pais e comunidade sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento nas margens de córregos e rios. Isso faz parte da nossa política de educação ambiental”, destaca o secretário Domingos Pereira.

A ação é uma iniciativa das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Regulação Urbana, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Cultura, Esporte e Lazer, Guarda Civil Municipal, Infraestrutura e Saúde, além de envolver toda a administração municipal e entidades da sociedade civil organizada como Ong´s.

Ações – Durante a tarde desta terça-feira, após a reunião no Paço Municipal, representantes de cada secretaria formou uma comissão que foi à Avenida São Paulo. O objetivo foi o de vistoriar a área e realizar as atividades e serviços necessários para o início do programa de reflorestamento.