Prefeitura tem participação de destaque em evento do CREA sobre utilização de material reciclável

Por Frederico Noleto

26 de maio de 2017

Por Frederico Noleto

26 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 26 de maio de 2017 – Técnicos da Prefeitura de Aparecida foram convidados a palestrar em acontecida na manhã desta sexta-feira (26) de evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (CREA) a respeito da destinação inteligente de resíduos sólidos na construção civil. A 1ª Reunião Técnica Sobre Utilização de Agregados Recicláveis teve a finalidade de discutir maneiras adequadas de viabilizar coleta e reciclagem, transformando-os em material a ser aplicado novamente em diversos pontos da cadeia da construção.

O evento – que aconteceu na sede do conselho regional, em Goiânia – discutiu soluções para problemas cada vez mais comuns, como a mistura de lixo com materiais que podem ter destinações nobres. “É importante a participação dos municípios em assuntos desta natureza. Com certeza temos muito o que contribuir na utilização de agregados de forma a minimizar impactos gerados ao meio-ambiente” – conta um dos palestrantes do evento, o engenheiro Ulysses Sena, diretor de Obras da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

“É cada vez mais importante a adoção de medidas relacionadas à gestão dos resíduos da construção civil. Uma questão básica é a reciclagem dos resíduos da construção civil e a viabilidade de sua aplicação. O lançamentos em aterros sanitários são soluções caras e inadequadas. O descarte de materiais que deveriam ter outras classificações é um sintoma visível de descaso” – pontua o presidente do órgão, Francisco Almeida. A reunião também teve a finalidade de discutir as maneiras de promover a sustentabilidade ambiental da cadeia produtiva com processos economicamente viáveis e aplicações competitivas.

Também foi demonstrado no evento as formas de inserção dos agregados recicláveis nas principais tabelas de engenharia utilizadas pela Prefeitura. “Além de proporcionar redução de impactos ambientais, a utilização de agregados recicláveis também minimiza os custos aplicados em nossas obras, uma vez que possuem mesma qualidade técnica e custos mais acessíveis” – explica Roberto Lemos, superintendente de Engenharia da Seinfra.

Referência
Um decreto assinado em agosto de 2016 pelo ex-prefeito Maguito Vilela determina a utilização de agregados reciclados oriundos de resíduos da construção civil e demolição em obras e serviços de engenharia realizadas pela Prefeitura de Aparecida. Os projetos passam a aderir uma porcentagem do material.

Agregados reciclados são resíduos de construção e demolição como tijolos, blocos, telhas e concreto que podem ser reutilizados em obras como pavimentação, calçadas, meio-fio e etc. Conforme a lei Municipal nº 3.297/2015 que institui o Plano Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos, cabe ao município a responsabilidade sobre a gestão dos resíduos da construção civil.

O decreto foi o primeiro passo para regulamentar formas de uso, transporte e reaproveitamento deste tipo de material. A ideia é desperta na população o espírito de consciência ambiental através da criação de eco-pontos para o descarte regular dos dejetos. Atualmente duas empresas localizadas no Pólo Empresarial realizam a reciclagem de resíduos sólidos.

Além disso, o município de Aparecida foi um dos primeiros do país a se adequar à Política Nacional de Resíduos sólidos, instituída pela Lei Federal n° 12.305/2010. Em janeiro de 2014, nosso Aterro Sanitário adequado a todas as normas vigentes e agora, somente é permitida a entrada de pessoas autorizadas no local.