Presidente da Triunfo/Concebra garante que obras na BR-153 iniciam ainda este ano

Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 27 de janeiro de 2016 – Na tarde desta quarta-feira (27) o prefeito Maguito Vilela recebeu a notícia do diretor-presidente da Triunfo/Concebra Participações e Investimentos, Odenir José Sanches, – concessionária responsável pela administração da BR-153 entre Goiânia e Aparecida de Goiânia – de que as obras de interferência no trecho se inciam ainda este ano. “Se nenhuma outra surpresa acontecer iniciaremos as obras em junho” – conta o empresário.

Além do desvio da atual rota da BR-153, serão construídas 4 pontes na altura no Country Club de Goiás e também elevado nas avenidas Bela Vista e Santana. “É de grande importância o início destas obras para que o cronograma local de projetos, tanto no âmbito público quanto no privado, tenha continuidade e a agenda de Aparecida siga fluindo no sentido de fazer chegar os benefícios que a população tanto precisa e merece” – pontua o prefeito.

As quatro pontes que serão construídas na região do Country Club resolverão o antigo problema de vazão do bueiro existente no local. Odenir José explica que primeiro serão construídas as pistas laterais que faltam no trecho entre a região dos motéis e a fábrica da Mabel. “Cada uma das pistas laterais terá uma pequena ponte. Assim que estas pistas estiverem prontas, o trânsito será desviado para elas para que comecemos a construção das duas pontes da estrada principal da BR-153 do trecho.

“Assim que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovar o projeto, o que deve acontecer em breve, poderemos iniciar esta parte da obra. Provavelmente iniciaremos em abril, após as chuvas” – conta. Odenir José Sanches explicou ainda que a obra de construção do novo trecho da BR-153 deverá se iniciar em junho, começando pela parte que sai do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiânia.

A reunião é resultado da articulação do secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais. Também estiveram presentes os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Afonso Boaventura (Planejamento), Valdemir Souto (Trânsito), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Carlos Eduardo (Fazenda) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação). Ele informou ainda aos presentes que o projeto do elevado da Avenida Santana sobre a BR-153 já se encontra pronto, somente aguardando a aprovação da ANTT. Outra intervenção que será feita é o viaduto que interligará a Região Central à Região Leste, de onde partirá o eixo Norte-Sul 1 (ENS-1).

Atraso no início

O presidente da concessionária explicou que a demora para o início das obras aconteceu devido a três fatores inesperados: a obtenção de menos recursos do que o prometido inicialmente pelo BNDES, a demora na liberação de uma licença ambiental fornecida pelo IBAMA    e também o valor acima do esperado de desapropriações em terrenos que tangenciam o trajeto.