Presidente do Atlético assina acordo para divisão de área em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Uma parte da área de 64 mil m² será negociada com a CBF para construção de um centro de treinamento e a outra metade será dividida entre a prefeitura e o clube para a construção de centros esportivos

Aparecida de Goiânia, 01 de outubro de 2015 – O presidente do Atlético Clube Goianiense, Maurício Sampaio, assinou na tarde desta quinta-feira, 01, no gabinete do prefeito Maguito Vilela, o acordo entre o clube e a prefeitura de Aparecida de Goiânia para o desmembramento da área de 64 mil metros quadrados que foi doada ao time na década de 70 e que estava ociosa. No último dia 21 de setembro, o acordo foi assinado pelo prefeito e pelo Procurador do Município, Tarcísio dos Santos. Maurício Sampaio ficou de assinar depois, pois não pôde comparecer na primeira reunião.

No acordo o clube de futebol goiano fica a cargo de negociar 50% da área com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já se mostrou interessada na compra, para a construção de um Centro de Treinamento na cidade. Os outros 50% da área de 64 mil metros quadrados, serão divididos entre a prefeitura e o Atlético para a construção de centros de treinamentos, campos e demais atividades de iniciação esportiva a crianças carentes do município.

O acordo assinado pela prefeitura e pelo presidente do Atlético será encaminhado agora para o Fórum de Aparecida, para ser avaliado pela justiça, já que corre um processo de devolução do espaço doado. “Nosso objetivo é que a área seja usada para algo social , beneficiando crianças e jovens do município. Por isso que estamos empenhados em fazer esse acordo assinado por todas as partes dar certo. Com esse acordo todos saem ganhando principalmente a população que terá locais adequados para a prática esportiva”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela.

Maurício Sampaio destacou a importância do acordo para acabar com o processo judicial e que o apoio da prefeitura em ter um centro de treinamento da CBF em Aparecida foi de grande importância. “Mostramos o interesse de negociar metade dessa área com a CBF para a construção de centros de treinamento que são os chamados legados da Copa de 2014. E na outra parte vamos construir um condomínio esportivo com a prefeitura para beneficiar crianças carentes e iniciá-las no esporte”, sublinhou o presidente do Atlético após a assinatura do acordo.

Centro de Treinamento – Em agosto deste ano o prefeito Maguito Vilela esteve no Rio de Janeiro, acompanhado do Deputado Federal Daniel Vilela (PMDB) e do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta. Eles se reuniram com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero e colocaram Aparecida no pleito para a construção de um Centro de Treinamento (CT) de futebol pela CBF, no município.

A proposta faz parte do Projeto CBF Social que visa o investimento em centros de treinamentos, profissionais e equipamentos em várias cidades de todo o país. A prioridade é para municípios que não participaram da Copa do Mundo de 2014 e fazem parte do G100, grupo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade social.

A área que a CBF precisa para a construção do CT deve ter entre 25 mil a 40 mil metros quadrados. Segundo a CBF, a instituição comprará a área no município, caso Aparecida seja contemplada. Inicialmente serão construídos dois campos de futebol. A ideia principal da CBF é interiorizar o acesso a práticas esportivas e incentivar a iniciação do futebol em comunidades carentes.

Presenças – Participaram da assinatura os secretários Carlos Eduardo de Paula (Fazenda) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação); João Rodrigues Cocá da Aparecidense; o jogador de futebol, José Carlos; o diretor do Atlético, Adisson Batista e o advogado do clube goianiense, Marcos Egídio.