Primeira simulação do revezamento da Tocha Olímpica será em Goiás

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação

Aparecida promoverá simulação do revezamento do maior símbolo olímpico no dia 5 de novembro

Aparecida de Goiânia, 27 de outubro de 2015 – No dia 5 de novembro, Aparecida de Goiânia realizará a primeira simulação do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no país. O evento é uma iniciativa da Comissão Organizadora do Revezamento na cidade, que será empossada no mesmo dia pelo ministro dos Esportes, George Hilton; o prefeito Maguito Vilela; e pelo diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira.

A simulação terá início no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura de Aparecida, no Setor Village Garavelo. O percurso total é de 3,4 km, passando pelo Parque da Família, pontos estratégicos do Centro histórico da cidade, até chegar à Praça da Matriz, retornando em seguida ao Centro de Cultura. Ao todo, 70 pessoas – entre membros de grupos representativos da sociedade aparecidense, historiadores, esportistas, catireiros, estudantes das escolas estaduais e municipais, entre outros segmentos – participarão do revezamento, que será de 50 por 50 metros.

A programação terá início, as 9 horas, com atividades culturais e a posse dos membros da Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha em Aparecida, que foi ampliada no dia 20 de outubro. Cerca de 150 pessoas, que representam diversos segmentos da sociedade civil e o poder público compõem a comissão. Em seguida, por volta das 10 horas, será iniciado a simulação do Revezamento da Tocha. O evento chamou à atenção do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e do governo federal que enviarão diversos representantes para participar da simulação.

O objetivo, de acordo com a Comissão Organizadora de Aparecida, é fazer um evento de simulação bem planejado, que se aproxime o máximo possível do evento oficial, para avaliar a logística, segurança e mobilização. O percuso do Revezamento Oficial, que ocorrerá em maio de 2016, terá 17 quilômetros. Os condutores sairão da Avenida Igualdade, próximo à GO-040, e de lá passarão por diversos bairros até a Avenida Independência, na região central de Aparecida. Todo esse percurso, será feito de diversas formas, em veículos ou caminhadas. Cerca de 8 quilômetros serão corridos.

TOCHA – A tocha passará por todos os 26 Estados brasileiros, de maio a agosto de 2016. Goiás será o primeiro a receber a tocha, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016, com destino à capital federal, Brasília. Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado em apenas uma cidade, Rio de Janeiro, os jogos olímpicos criam um sentimento que a cada edição contagia todo o país sede. Por essa razão, 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada apenas no ano que vem.