Primeiro fórum do Agenda Aparecida em 2024 ocorre nesta quinta, 21

Por Allan David

20 de março de 2024

Foto: Enio Medeiros

Prefeitura de Aparecida reunirá os moradores, o setor produtivo e entidades classistas na Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, no Expansul, para elaborar orçamento e discutir a atualização do Plano Diretor e do Código de Posturas

A Prefeitura de Aparecida, através das secretarias de Comunicação, Planejamento e Fazenda, realiza nesta quinta (21), às 8h, na Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo (Av. Circular, 2, Setor Expansul), o primeiro dos três fóruns do ‘Agenda Aparecida.’ O projeto busca elaborar orçamento e discutir com os moradores, de forma democrática e transparente, a atualização do Plano Diretor e do Código de Posturas.

A iniciativa visa também planejar políticas públicas de longo prazo para o município. O ‘Agenda Aparecida’ é uma articulação entre poder público, sociedade civil organizada e o mundo acadêmico para pensar os próximos anos da maior cidade do Centro-Oeste brasileiro, com exceção das capitais.

“Nós, do poder público, precisamos sempre ouvir a população e quem faz a cidade de Aparecida se desenvolver cada vez. Por isso, faço questão de me reunir com os moradores, o setor produtivo e as entidades da sociedade civil organizada para a gente projetar a Aparecida que queremos para todos”, diz o prefeito Vilmar Mariano.

Para contemplar toda a população, as 11 macrozonas de Aparecida foram divididas em três fóruns, e em cada edição será realizada uma pesquisa quantitativa para balizar os debates. Este primeiro encontro englobará as macrozonas Santa Luzia, Expansul e Zona da Mata.

O segundo está previsto para ocorrer no dia 11 de abril e será sediado nas macrozonas Garavelo, Buriti Sereno e Alto Paraíso. O terceiro ocorrerá em 6 de junho e envolverá as macrozonas Centro, Cidade Livre, Papillon e Vila Brasília.

As universidades UFG, IFG, UEG e PUC Goiás participam da comissão científica juntamente com a Prefeitura e o Grupo Jaime Câmara, que envolverá todos os veículos de comunicação para mobilizar a comunidade.

Instituições parceiras da iniciativa

Também somam forças com o município para realizar o ‘Agenda Aparecida’ o Governo de Goiás e entidades classistas como a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, a seccional aparecidense da Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Goiás e o Conselho Regional de Economia, além do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese).

Histórico do Agenda Aparecida

O Agenda Aparecida é um projeto idealizado pelo ex-prefeito Maguito Vilela, que governou Aparecida de Goiânia de 2009 a 2016. A iniciativa foi reeditada e executada pelo também ex-prefeito Gustavo Mendanha, que sucedeu Maguito, e segue ativa agora na gestão do prefeito Vilmar Mariano.