Procon Aparecida constata variação de mais de 40% em auto-escolas do município

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 27 de novembro de 2013 – A primeira pesquisa comparativa de preços para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em auto-escolas de Aparecida constatou uma variação de preço de mais de 40% de um estabelecimento para outro. A pesquisa realizada pelo Procon Municipal de Aparecida na segunda semana de novembro foi divulgada nesta quarta-feira, dia 27.

O Departamento de Pesquisas, Cálculos e Divulgações do Procon Municipal fez um levantamento nas cinco regiões macroeconômicas do município, visando o equilíbrio de mercado para que os consumidores tenham uma melhor oportunidade para adquirir a C.N.H.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 19 de novembro em 11 auto-escolas localizadas em nove bairros do município: Vila Brasília, Setor dos Afonsos, Cidade Livre, Setor Central, Garavelo, Cidade Vera Cruz, Jardim Bela Vista, Cruzeiro do Sul e Jardim Tiradentes. O Procon analisou todas as categorias de habilitação. Em todos os preços, os exames exigidos pelo Detran/GO já estão incluídos.

Segundo a pesquisa, as categorias C e D são as que apresentam maior diferença na comparação de preços: R$ 800 e R$1.137 (42,1%). As demais categorias apresentaram variação de 28,8% (A) e 30,5% (B e E). “Esses resultados servem para alertar o consumidor a fazer uma pesquisa de preços antes de procurar uma auto-escola”, ressalta o presidente do Procon Municipal, Marinho Rezende.

O Procon Municipal orienta os consumidores que têm interesse em obter a CNH que entre com processo de habilitação o mais rápido possível, já que em 2014, algumas novas regras regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CONTRAN) entrarão em vigor fazendo com que o custo do processo aumente.