Procon Municipal orienta o trabalhador a aproveitar bem o 13º salário

Por Rafael Freitas

20 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Segundo o órgão de defesa do consumidor, quitar as dívidas é a melhor forma de aproveitar o dinheiro extra. Gastos com confraternizações e presentes devem ser moderados

O 13º salário chega juntamente com o período onde as pessoas têm os gastos aumentados devido às festas de fim de ano onde acontecem as tradicionais trocas de presentes nos amigos secretos, confraternizações e Natal, além do Réveillon e viagens de férias. Mas é preciso ter cautela com os gastos, pois chegam neste mesmo período, as despesas como IPTU, material escolar, matrículas e IPVA. Por isso, de acordo com o Procon de Aparecida de Goiânia, é preciso escolher a melhor forma de usar esse dinheiro extra, planejando os gastos e quitando dívidas com o 13º salário.

O presidente do órgão de Defesa do Consumidor, Marinho Rezende, afirma que gastar o 13º salário com festas e presentes não é uma boa opção. “A dica para quem quer aproveitar melhor essa renda extra é não gastar ostensivamente, pensando primeiramente em quitar as dívidas e guardar parte desse recurso para as despesas do início do ano, comprando apenas o necessário. Já aquele consumidor que possui dívidas maiores, a orientação é quitar todos os débitos, evitando que os juros aumentem ainda mais”, sublinhou.

Segundo Marinho, os cartões de crédito são os campões de endividamento por parte dos consumidores aparecidenses. “Para evitar dívidas assombrosas e juros exorbitantes com os cartões de crédito, nossa orientação é promover o consumo consciente, planejando e fazendo uma lista do que precisa comprar para as festas do fim do ano, como presentes e ceia, para não ultrapassar o limite do orçamento familiar”, ponderou o presidente do Procon Municipal. Ele explica que pesquisar os preços ainda é o melhor caminho para gerar economia.

“Nunca compre na primeira loja que entrar. Faça sempre pesquisa de preços e observe itens de segurança com selo do Inmetro, principalmente no caso dos brinquedos infantis. Ter consciência na hora de sair às compras é a melhor forma de poder organizar os gastos”, orientou Marinho Rezende. Para aqueles consumidores que estão com as contas no azul a orientação é aproveitar o dinheiro de forma consciente. “É preciso ter cautela. Por isso é bom optar por comprar itens mais baratos aproveitando promoções como a Black Friday”, comunicou.

Negociação e conciliação

Para quem quer tirar as contas do vermelho, o Procon Municipal pode ajudar o consumidor a solucionar problemas financeiros. “A negociação é a melhor opção para o consumidor sair do endividamento. Por isso, o interessado pode procurar o Procon para avaliar as condições oferecidas pelas empresas credoras e, por fim, com o consentimento do consumidor, fazer a conciliação com as instituições com juros menores e oficiais”, afirma o presidente do órgão, Marinho Rezende. A conciliação, segundo ele, é a melhor forma para o consumidor solucionar conflitos financeiros.

Atendimento e dúvidas

Para ter acesso às orientações do Procon Municipal eàs oportunidades de conciliação de dívidas o consumidor deve ir até a sede do órgão, que fica na Avenida das Nações, Qd. 20, Lt. 04, Bairro Vera Cruz, próximo a Praça Matriz. Outro canal de atendimento disponível é pelo telefone 3545-6501 ou ainda pelo WhatsApp 98241-5895

História

O 13º salário surgiu como uma gratificação das empresas paga aos empregados no final do ano. O benefício se tornou obrigatório em 1962 por meio da lei nº 4.090/62, mantida pela Constituição de 1988 e estabelece que todos os trabalhadores, incluindo temporários, domésticos, rurais, servidores públicos e aposentados, tenham direito ao benefício.