Programa Aparecida Compete amplia oportunidades aos atletas aparecidenses

Por Rackel Vieira

29 de agosto de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Os atletas que representam Aparecida de Goiânia em modalidades esportivas olímpicas e/ou paralímpicas estarão cada vez mais presentes em competições nacionais e internacionais. A Prefeitura de Aparecida, por meio do programa “Aparecida Compete”, tem garantido auxílio financeiro desde 2017, aos desportistas de alto rendimento para participarem de competições. Na manhã desta quinta-feira, 29, o prefeito Gustavo Mendanha anunciou, que o município destinará R$ 200 mil ao projeto para o próximo ano.

“Ver todos esses jovens comprometidos, empenhados no esporte, trazendo medalhas e troféus para Aparecida, me incentiva a investir no esporte. Nossa cidade está se transformando em um celeiro de atletas de alto rendimento e em uma cidade que valoriza o esporte. E vamos continuar incentivando e garantindo investimentos para mais atletas aparecidenses”, destacou o prefeito.

A Dangela Guimarães, 18, é campeã no Campeonato Brasileiro de Taekwondo de 2019. Para ela, sem a incentivo do programa Aparecida Compete, esse título não seria possível. “Pratico taekwondo desde os meus seis anos de idade. Esse patrocínio me deu a oportunidade de me consagrar campeã brasileira e panamericana, conquistei o 5º lugar no mundial e estou muito feliz”, agradeceu a atleta.

De acordo com o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerferson Aragão,  desde que a lei foi aprovada, a Prefeitura contemplou 127 atletas com pagamento de auxílio financeiro e premiação de campeonatos. “Os atletas representam Aparecida em competições importantes, já levou o nome do programa e do município até a China, República Dominicana, Estados Unidos, Chile, Espanha, Argentina, entre outras competições nacionais e estaduais. Além de tudo, serve como referência e incentivo para a juventude de Aparecida”, ressaltou.

O programa Aparecida Compete foi instituído através da Lei nº 3.388/2017, que trata de um auxílio financeiro como forma de incentivo aos atletas praticantes de desportos de rendimentos em modalidade olímpica ou paralímpica. Os requisitos principais da lei é ser convocado pela Federação, comprovar mínimo dois anos de residência no município, estar em plena atividade esportiva, e se for atleta com idade inferior a 18 anos de idade, estar regularmente matriculado em instituição pública ou privada.

O vereador Isaac Martins parabenizou o projeto e destacou a importância d da Câmara Municipal e Prefeitura trabalharem em conjunto. “Aparecida tem sido uma cidade que tem se destacado na saúde, educação, segurança e no esporte também. A Câmara tem sido parceira do município porque entendemos que para tudo se desenvolver depende também da participação e apoio dos vereadores. Quando o projeto Aparecida Compete chegou em nossas mãos, nós observamos sua importância, para fomentar e incentivar jovens a praticarem esportes”, finalizou o parlamentar.