Programa de gestão de custos chega para melhorar atendimento nas unidades da saúde de Aparecida

Por Frederico Noleto

3 de abril de 2019

Por Frederico Noleto

3 de abril de 2019

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida tem realizado importantes investimentos em políticas públicas para fazer da Saúde do município um verdadeiro exemplo de gestão, voltada para a satisfação popular e o respeito ao cidadão. Com o intuito de seguir aprimorando cada vez mais na busca por práticas bem sucedidas de governança, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início na manhã desta terça-feira, 2, à implementação de um sistema de informação online, que possibilita a troca de informações e de resultados entre instituições do Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (Apurasus) faz parte do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) no município.

Para dar início à implantação do sistema, técnicos do Ministério da Saúde chegaram a Aparecida, onde ficarão até quinta-feira, 4, visitando as unidades de saúde e ministrando cursos aos profissionais que nelas atuam. Segundo Maciene Mendes da Silva, coordenadora do PNGC no Ministério da Saúde, o programa será alimentado pelos próprios funcionários para que no final seja levado em consideração a realidade de cada uma das unidades. “Serão mapeados todos os gastos, desde os insumos ao custo com pessoal e também de cada paciente”, explica ela.

Segundo o secretário de saúde de Aparecida, a proposta do programa de gestão de custos faz parte de diversas ações para melhorar a qualidade dos gastos na cidade. “Nosso pessoal será treinado não apenas para gerar dados, mas também para aperfeiçoar e difundir informações relevantes dos custos de cada uma das unidades. Essas informações servirão de subsídio para a otimização do desempenho de serviços, unidades, regiões e redes de atenção em saúde do SUS. Geralmente o treinamento se dá apenas para funcionários de hospitais, UPAs e UBSs, mas aqui em Aparecida serão escolhidas algumas outras unidades para um treinamento piloto”, afirmou.

Inovação em Saúde

O prefeito Gustavo Mendanha pontuou que há uma identificação do Apurasus com o projeto Cidade Inteligente, que utiliza o que há de mais moderno em inovação voltada à governança digital para melhorar a prestação de serviços no município. “Em breve teremos outras novidades que deverão elevar a qualidade do atendimento a um patamar bastante elevado. No momento estamos cuidando da ponta, digitalizando todas as informações importantes. Elas abastecerão um big data, que nos auxiliará a realizar planejamentos estratégicos no sentido de universalizar o acesso à saúde em nossa cidade e, claro, tornar o atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, completou o prefeito.