Programa de Recuperação Asfáltica já atende diversos bairros de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Serviço está sendo realizado com novo material, mais resistente e, consequentemente, mais durável.

Aparecida de Goiânia, 12 de janeiro de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, lançaram oficialmente nesta quinta-feira, 12, o Programa de Recuperação Asfáltica 2017. O atendimento já vinha sendo realizado há alguns dias em diversos pontos da cidade e foi iniciado hoje na Avenida W-5, no setor Santa Luzia, à pedido dos moradores.

“A pior parte é o início da avenida, perto do ENS01, e a parte da feira. Todo ano é assim. Agora, espero que resolva de vez, como disse o secretário”, observou a comerciante Malba de Fátima, que mora há 24 anos no setor, referindo-se à utilização de um novo material, mais resistente, que já era utilizado no serviço de tapa-buracos e será aplicado também no serviço de recapeamento, conforme explicou Mário Vilela.

“O material (massa asfáltica) mais comum para execução de recapeamentos e novas capas asfálticas é o CBUQ, que é o concreto betuminoso usinado a quente. Esse novo material é usinado à frio, e mais resistente, especialmente no período muito úmido. Mas é um material caro, que estamos utilizando desde 2010 apenas no tapa-buracos. Como o resultado foi muito positivo, com boa durabilidade, vamos usar no recapeamento também, em casos mais críticos. Associando os dois serviços, resolvemos o problema. Recapeando uma avenida como essa, teremos pelo menos 5 anos sem novos danos, e isso gera economia na manutenção”, detalhou o secretário Mário Vilela.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, a recomendação é de que os secretários das pastas de serviços realizem ações integradas para atender a população. “Solicitei ao secretário que não deixe nenhum buraco na cidade. Vamos fazer forças-tarefas nos quatro cantos de Aparecida para que a cidade continue vivendo esse momento de melhorias. Estamos fazendo o mesmo com a roçagem, com a pintura de meio-fio e estamos sinalizando toda a cidade em toda Aparecida”, informou o prefeito.

O recapemento priorizará as avenidas principais dos bairros como linhas de ônibus, vias que recebem um grande fluxo de veículos e caminhões e ruas próximas à escolas e unidades de saúde. As regiões mais críticas, que serão atendidas primeiro, incluem a região do Garavelo; a Avenida Flamingo, no Colina Azul; a Avenida Tropical; as linhas de ônibus do Buriti Sereno, setor Indústria Mansões e Jardim Tiradentes.

A população também pode solicitar a manutenção pelo telefone (62) 3545-6057. Nesse caso, uma equipe técnica será encaminhada ao local para analisar a necessidade de recapeamento ou tapa-buraco.

Economia prevista pela reforma será revertida em serviços

Durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha reforçou que a economia gerada pela Reforma Adminsitrativa, aprovada ontem na Câmara de Vereadores – que reduz as secretarias de 26 para 20 e promoverá o corte de cargos comissionados de quase 4 mil para 1825 – será revertida em serviços, como o recapeamento.

“Esse momento exige, por parte de qualquer governante, austeridade. É isso que estamos fazendo em Aparecida, justamente para poder continuar fazendo obras como essa. Os cortes foram necessários para, de fato, termos condições de investir na cidade. São mais de 8 milhões de reais, ao longo desses quatro anos, que vão possibilitar investimentos na Infraestrutura, na Educação, na Saúde, e permitir que Aparecida continue avançando”, justificou o gestor.

PRESENÇAS – O lançamento do Programa de Recuperação Asfáltica em Aparecida contou com a presença de vários auxiliares da administração e vereadores. Entre eles o líder da região Santa Luzia, vereador Almeida Ferreira da Silva, o Almeidinha (PMDB); vereador Cláudio Nascimento (PRB); os secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Mayara Mendanha (Assistência Social), Valéria Pettersen (Planejamento e Captação de Recursos); Gefferson Aragão (Esportes), vice-prefeito Veter Martins (Governo), Afonso Boaventura (Casa Civl), Ezízio Barbosa (Meio Ambiente); e o secretário Executivo de Defesa do Consumidor, Marinho Rezende.