Programa educacional implantado em Aparecida é referência para outras cidades do país

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Vereador de Macapá esteve em Aparecida onde conheceu escolas que trabalham com o programa e afirmou irá implantá-lo também na capital do Amapá

Aparecida de Goiânia, 20 de maio de 2015 – O prefeito Maguito Vilela recebeu na tarde desta quarta-feira, 20, em seu gabinete, o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara, Edy Clay Góes (PR). O vereador estava em Aparecida para conhecer e levar a experiência para sua cidade, do programa Escola da Inteligência, que beneficia mais de 31 mil alunos da rede municipal de ensino do município.

“Este é um programa que implamos no meu governo e que tem tido resultados positivos e tem mellhorado a integração da comunidade escolar entre alunos, professores e pais. E além de ampliar em Aparecida orientamos outros governos para implantar em suas cidades porque é importante para melhorar o futuro das crianças”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

O vereador Edy Clay Góes representou também a secretária de Educação do município de Macapá e disse que a experiência foi, segundo ele, bem satisfatória. “Vim do norte do país para conhecer o programa na prática e estou bastante satisfeito e irei fazer um projeto de Lei para ser implantado em Macapá. Visitei duas escolas e os depoimentos de professores, alunos e principalmente mães de alunos me deixou emocionado”, disse.

Aparecida de Goiânia implantou o programa Escola da Inteligência em 2012 e desde então vem mudando a forma de aprender e apreender das crianças da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário de Educação, Domingos Pereira, o programa beneficia neste ano 8 mil alunos de 15 escolas e contando com os alunos dos outros três anos, 31 mil alunos foram beneficiados.

“A implementação da escola da inteligência foi positivo por contribuir na melhora da relação professor/aluno e também aproximou mais os pais da escola. Além disso contribuiu na melhora do aprendizado e na conquista das melhores notas no IDEB de 2014. A escola Andrea Ferreira já atingiu a meta de 2024 com nota 6,4”, comentou o secretário.

A diretora da Inteligência Educacional/Escola da Inteligência, Millena Araújo acompanhou o vereador de Macapá durante a visita à Aparecida de Goiânia e às escolas E.M. Andrea Ferreira Barbosa e a E.M. Jardim dos Ipês, disse que o a implantação do programa no município é referência em todo o país. “Hoje temos o programa em funcionamento nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e futuramente no Amapá. E Aparecida é referência tanto para nós quanto para o autor do projeto, o médico e escritor Augusto Cury quando vamos apresentá-lo para novos governos”, pontuou a diretora.

A coordenadora pedagógica da Escola Jardim dos Ipês, Selma Araújo contou que as crianças se identificam com os personagens do programa. “Eles se identificam e acaba que melhora o aprendizado e também reduz o bullying nas salas de aula. E podemos dizer que 99% das crianças aprovam e dizem que a participação deles nas aulas e também o comportamento mudou muito depois de entrarem no programa”, frisou a coordenadora durante a visita do vereador de Macapá à escola.

Programa – A Escola da Inteligência, idealizada pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, ajuda alunos e professores a lidar com as emoções e controlar os pensamentos. Aplicado pela Inteligência Educacional, o programa já beneficiou mais de 61 mil estudantes de Aparecida. No Brasil, 300 mil alunos de diversas instituições já fizeram parte da Escola da Inteligência. Entre os principais resultados, estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no relacionamento entre professores, pais e alunos.

Dentro do programa, com apenas uma hora/aula por semana, as crianças aprendem a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Professores, alunos e pais recebem material didático multidisciplinar com personagens infantis que auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.