O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado em Aparecida de Goiânia com um dia repleto de atividades, que expressará a importância da cultura afro-brasileira e africana para a comunidade. A ação será realizada através das secretarias de Articulação Política e Educação e Cultura, nesta quarta-feira, 20, a partir das 8h, no Ginásio Antônio Alves Neto no setor Jardim Riviera.
O Dia da Consciência Negra é importante para relembrarmos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão. “Essas atividades serão realizadas com objetivo de fortalecer as políticas públicas de igualdade racial em Aparecida de Goiânia, vamos também abordar um debate sobre a luta de negros e negras, desde a construção do país até hoje”, comentou João Batista, Diretor de Cultura e Conselheiro de Igualdade Racial.
Durante todo o dia serão realizadas oficinas, apresentação de batuques, roda de capoeira, sarau Afro Cultural, apresentações culturais e trançagem de cabelo africana. Os presentes também terão a oportunidade de refletir sobre preconceito e desigualdade, além de aprender sobre a importância da data no reconhecimento dos descendentes africanos e na construção da sociedade brasileira.
Ainda de acordo com João Batista o tema foi trabalhado nas Escolas Municipais durante o ano letivo, através de debates e roda de conversa com os alunos e participam de atividades sobre a história da africa no Brasil. “Todos os trabalhos e atividades que os alunos executaram durante o ano, serão apresentados no Dia Nacional da Consciência Negra. Com o objetivo de resgatar a cultura que tem sido cada vez mais esquecida, as pessoas precisam a saber quem criou o Brasil”, destacou o diretor.
Entrega de kits escolares
Na ocasião serão entregues os primeiros materiais pedagógicos do Projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil, para a Escola Municipal Antônio Alves Neto e mais quatro escolas. O material que em breve chegará no restantes das escolas da cidade, contém a história e cultura da África a partir do processo de escravidão, conceitos sócio-político-históricos e temáticas diversas como filosofia, medicina, matemática, dentre outras. Além, claro, da cultura inter-racial formada pela contribuição de inúmeros grupos ditos negros, brancos, mestiços e os índios.
O Projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil é uma parceria da Prefeitura de Aparecida, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Articulação Política e Secretaria de Educação e Cultura, Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Educação (MEC).
Confira a programação abaixo:
Manhã
08h Abertura (Cmei Olaides Bonifacio Municipal);
09h Lançamento da Musica “Consciência” (Ricardo Oliveira);
09h30 Apresentação Centro de Referencia Quilombola (Danças Tradicionais);
10h Roda de Capoeira;
10h30 Apresentação de trabalhos escolares (Escolas Estaduais);
11h Encerramento 1ª Etapa (Oficinas);
Tarde
13h Abertura (Casa de Música – Orquestra Africana)
14h Apresentação de trabalhos escolares (Escolas Municipais)
15h Sarau Afro;
16h Batuque;
16h30 Encerramento 2ª Etapa (Discotecagem);
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)