Projeto de hospital oncológico de Aparecida atrai grupo italiano

Por Ana Clara Dias - SMS

22 de janeiro de 2018

Por Ana Clara Dias - SMS

22 de janeiro de 2018

Foto: Wigor Vieira - SMS

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tolini receberam na manhã desta segunda-feira (22) o Grupo Prisma, representado por Gilberto Bertipaglia, de Trento, na Itália. O grupo possui negócios na rede de tratamento oncológico e veio pessoalmente mostrar interesse no projeto de construção do Hospital do Câncer, em Aparecida, idealizado pelo prefeito. O encontro foi realizado na sede administrativa da Prefeitura.

Gustavo afirmou que fez questão de incluir o projeto do Hospital em seu plano de governo, contou ainda que perdeu o avô por conta do câncer de próstata. “Acho que todas as pessoas já perderam ou conhecem alguém que perdeu um parente, ou um amigo, para o câncer. É por essa razão que esse projeto é tão importante e sensível à realidade que vivemos hoje. Estamos buscando a melhor forma de implantar esse serviço na cidade para que possamos oferecer o que há de mais moderno aos nossos pacientes”, frisou.

Segundo o secretário de Saúde, os moldes de implantação de um hospital oncológico em Aparecida ainda estão sendo discutidos pelos governos federal, estadual e municipal. “O fato mais importante é que a Secretaria Estadual de Saúde já reconheceu Aparecida como cidade apta a receber uma unidade desse porte”, destacou o secretário de Saúde Edgar Tolini.

De acordo com o superintendente de Execução da SES, Deusdedith Vaz, Estado e Município já elaboraram estudos de viabilidade técnica. “Já temos relatórios com dados epidemiológicos que justifiquem a necessidade desse hospital. Agora precisamos avançar no projeto arquitetônico”, salientou o superintendente também presente na reunião.

O diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática, do Ministério da Saúde, Fernando Machado, também participou do encontro e contou que o governo federal não está medindo esforços para a concretização desse projeto. “Aparecida é uma região de vazio assistencial. Com a implantação dessa unidade, vamos evitar a evasão de pacientes que precisam se deslocar até Barretos para se tratar”, ressaltou.

O Grupo Prisma possui know how em protonterapia, que são aceleradores nucleares usados para o tratamento de pessoas com câncer. Além disso, o grupo atua com rádiofarmácias, que é uma especialidade multiprofissional diretamente vinculada a Medicina Nuclear e estão relacionadas ao planejamento, preparo e controle de qualidade de radiofármacos utilizados no diagnóstico e terapia de câncer.

“Somos a companhia da Itália que tem maior tecnologia em tratamento do câncer. Nossa intenção é projetar um hospital com o que existe de mais moderno nessa área, aumentando as chances de cura, além de pensar em toda parte de laboratório de análises e imagem”, pontuou Gilberto Bertipaglia, que aproveitou a oportunidade para convidar prefeito e sua equipe para uma visita às instalações na Itália.