Projeto Olhar Brasil entrega óculos aos alunos das redes municipal e estadual de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 14 de agosto de 2014 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Projeto Olhar Brasil dos Ministérios da Saúde e da Educação, realizaram na manhã desta quinta-feira, 14, a entrega de mais 97 óculos aos alunos das Escolas Municipais e Estaduais que participam do Projeto do Programa Saúde na Escola. O projeto tem com o objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para outras patologias,

“Unir educação e saúde atendendo a demanda das crianças com problemas oftalmológicos foi sem dúvida uma grande ideia. A visão é parte fundamental do corpo humano e se não cuidarmos enquanto é tempo, o problema só vai se agravando. Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou o prefeito Maguito Vilela que participou da solenidade.

A entrega dos óculos, que já beneficia 150 alunos, está em sua segunda fase de atendimento. Antes da entrega, todos os alunos das unidades atendidas passaram pela triagem visual (teste de Snellen). As crianças e jovens que apontaram algum problema visual foram encaminhadas para novas consultas e exames especializados. Foram beneficiadas neste ciclo 27 escolas da cidade – 23 municipais e 4 estaduais – inseridas na edição 2013/2014 do Programa Saúde na Escola.

Em maio deste ano, 53 alunos já foram beneficiados, após a identificação de problemas visuais relacionados à refração. “A parceria com a secretaria de saúde foi excelente. O aluno com dificuldade de visão aprende menos e em vários casos abandona os estudos sem saber o que de fato está acontecendo”, analisou o secretário de educação, Domingos Pereira.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Rassi, o Programa Saúde na Escola tem o objetivo de acompanhar a saúde dos alunos do município, visando garantir o bom desempenho deles. “O programa inclui acompanhamento alimentar, aplicação de vacinas, pesagem, acompanhamento odontológico e oftalmológico, entre outros atendimentos”, informou.

A próxima edição do programa – 2014/2015 – incluirá mais cinco escolas municipais, que também passarão por todo o processo de triagem e realização de exames. A expectativa da SMS, no entanto, é de ampliar consideravelmente o número de escolas atendidas até 2016, com a entrega de 25 Unidades Básicas de Saúde em construção no município. A cidade está sendo contemplada com 32 novas UBSs, que possibilitarão a expansão gradativa do Programa Saúde na Escola para todas as escolas da rede municipal de ensino de Aparecida.

Raquel da Silva Santos, mãe da aluna Rebeca Pereira da Silva, da Escola Municipal Francisco Rafael, uma das beneficiadas do programa, falou da importância do projeto. “Querendo ou não, os óculos são caros e às vezes não damos a atenção devida ao problema para não ter que pagar uma consulta. Com o programa, agora minha filha vai poder enxergar melhor e melhorar suas notas, tenho certeza”, disse.

A solenidade de entrega de óculos foi acompanhada também pelo diretor do Hospital dos Olhos, Alexandre Talleb, pelos secretários José Ribamar (Assistência Social), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Jório Rios (Regulação Urbana), Luciana (Cultura),Valdemir Souto (SMTA),Luiz Rego (PROCON), Tarcísio Francisco (Procuradoria)  e por alunos beneficiados pelo programa.

PROJETO OLHAR BRASIL – O Projeto Olhar Brasil é uma espécie de braço do Programa Saúde na Escola, voltado para o atendimento e acompanhamento oftalmológico de alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano). O programa também atende alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e população com idade igual ou acima de 60 anos.