Projeto para melhoria no atendimento das UPAs avança em Aparecida

Por Camila Godoy

16 de outubro de 2018

Por Camila Godoy

16 de outubro de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

Como parte dos esforços para aperfeiçoar a assistência à saúde oferecida no município, o Projeto “Lean nas UPAs de Aparecida” tem apresentado avanços significativos. Na tarde desta terça-feira, 16, a equipe do Hospital Sírio-Libanês apresentou um diagnóstico sobre os serviços oferecido nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade. Os dados foram apresentados a gestores do município, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura, como parte do resultado da avaliação realizada por consultores do Sírio-Libanês, ao longo do último mês.

Segundo o diretor de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Caiuby, o diagnóstico servirá como apoio para a condução e implementação dos projetos de melhoria nas UPAs, objetivo final da parceria firmada entre a Prefeitura e o Hospital Sírio-Libanês, no fim do mês de agosto. “O diagnóstico é um ponto de partida. Vamos trabalhar tendo como base os indicadores por ele apresentados e assim desenvolver os projetos de intervenção para melhorar o controle dos processos, do uso dos recursos e os atendimentos das UPAs”, explicou.

A partir do diagnóstico realizado, a equipe do Hospital Sírio-Libanês identificou oportunidades de intervenção em diferentes áreas. “Há possibilidades de melhorias nos processos que envolvem a entrada do paciente, sua passagem na unidade, sua saída e no processo de gestão. Agora, vamos construir estratégias, juntamente com os servidores, e assim buscar o reforço de protocolos e a implementação de indicadores de desempenho”, afirmou o médico especialista do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Ronaldo Huber.

O especialista de processos do Sírio-Libanês, Everton de Macedo da Cunha, reforçou a importância do envolvimento das equipes das UPAs para o sucesso do Projeto: “O Lean nas UPAs também é sobre mudança de cultura e isso engloba todos os envolvidos, de gestores a quem realiza o atendimento na ponta”. O posicionamento também foi defendido pela especialista de processos, Carina Pires, que parabenizou o empenho da equipe.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, aproveitou o momento para conversar sobre as especificidades de cada uma das três UPAs de Aparecida de Goiânia (Brasicon, Buriti e Flamboyant) e destacar a importância da implantação de melhorias. “Esse é um projeto prioritário para nossa cidade. O desafio foi lançado para nossa equipe e a expectativa é melhorar os resultados”.

O secretário da Fazenda, André Rosa, também participou do encontro, conferiu os resultados apresentados e afirmou: “Estamos buscando as melhores alternativas de custo-benefício para Aparecida de Goiânia. Este é um objetivo da nossa gestão como um todo. Temos muito trabalho pela frente”.

Os coordenadores médicos de Aparecida, Kátia Michelle Bomfim e Frederico Ribeiro, a diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada de Aparecida, Amanda Melo, o diretor de Atenção Básica do município, Gustavo Amoury, o diretor de Avaliação e Controle, Luciano Moura, e as enfermeiras Camila Borges, da Coordenação de Inovação e Projetos da SMS, e Bruna de Castro, do apoio institucional da Secretaria, também participaram da reunião. Agora, o resultado do diagnóstico das UPAs será apresentado aos servidores das unidades, nesta quarta-feira, 17, no auditório do AparecidaPrev.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)