Projeto de qualificação capacita aparecidenses para o mercado de trabalho

Por Daniela Ribeiro

21 de agosto de 2017

Por Daniela Ribeiro

21 de agosto de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Com o objetivo de promover a capacitação da mão-de-obra do aparecidenses, a prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, lançou, no final da tarde desta segunda-feira, 21, o Projeto Qualificação nos Bairros. A ação consiste em aproximar os cursos de aperfeiçoamento dos moradores, instalando salas de aula em locais de destaque nos setores, facilitando com isso a vida do trabalhador. O primeiro local a receber o projeto foi a Creche Dona Judith que trabalha há 30 anos em prol da comunidade da região do setor Nova Cidade.

Durante seu discurso, o prefeito Gustavo Mendanha abordou a necessidade de capacitar o trabalhador para que possam buscar melhores vagas no mercado de trabalho e até mesmo, para quem está desempregado, conseguir uma colocação. “Nós temos trabalhado para atrair cada vez mais indústrias para a cidade e com isso estamos ampliando a oferta de vagas no mercado de trabalho, mas essas novas colocações precisam ser preenchidas pelos moradores de Aparecida, por isso a qualificação é tão importante.  Pois assim, nossos trabalhadores terão maiores chances de conseguir entrar ou voltar para o mercado, melhorando sua qualidade de vida”, disse o prefeito.

O Projeto Qualificação nos Bairros trata-se de uma parceria com associações de moradores, creches, igrejas e outras instituições assistenciais, que entram com as instalações e a prefeitura, através da Secretaria do Trabalho, entra com os computadores e instrutores para ministrar cursos profissionalizantes. De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, os cursos na creche Dona Judith terão início já nesta terça-feira, 22. “Já temos dois laboratórios prontos e estamos trabalhando para levar os cursos para os quatro cantos da cidade de forma gratuita”, pontuou.

O secretário ressaltou que o projeto consiste em fornecer os computadores e o profissional capacitado para ensinar os trabalhadores e é a comunidade que escolhe o local onde serão ministradas as aulas de qualificação. “Começamos com cinco cursos de iniciação básica onde o aluno poderá escolher o que tem mais aptidão e assim quem sabe se especializar naquela área, melhorando cada vez mais sua renda. Nossa ideia é qualificar o maior número de pessoas possíveis para ocuparem as vagas que estão sendo abertas com a chegada das novas indústrias”, enfatizou Adriano Montovani.

Serão oferecidos os cursos de Noções Básicas de Meio Ambiente, Logística, Segurança no trabalho, Informática Básica e Tecnologia da Informação e Comunicação. Os cursos terão duração de 60 dias e as aulas serão divididas nos turnos matutino e vespertino. Os alunos matriculados, se preferirem, poderão realizar todos os cursos ao mesmo tempo. “Aparecida é uma cidade industrial e promover a qualificação de sua população é um salto dado pela administração, pois assim as empresas que aqui fixarem não precisarão buscar fora sua mão-de-obra, dando oportunidade para quem vive no município”, disse o vereador Erivelton Contador (PSDC).

Boa hora – Para Dona Judith, diretora da creche que além de cuidar de crianças oferecia cursos qualificantes para os moradores da região do Nova Cidade, não tinha hora melhor para a chegada dos computadores e professores que irão capacitar os jovens e adultos. “Estou muito feliz e agradeço a Deus pelo meu trabalho ter esse reconhecimento e ter sido aqui o primeiro local a realizar os cursos de qualificação da prefeitura. Essa é uma vitória de todos os moradores do setor Nova Cidade e região, pois são eles que serão beneficiados com os cursos e terão oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, destacou.

Capacitação dos Instrutores

A parceria Prefeitura/SESI ofereceu os cursos de Empreendedorismo, Inclusão Digital, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Relacionamento Interpessoal e Tecnologia da Informação. As aulas aconteceram na sede do SESI/SENAI, durante um mês com workshop e aulas a distância. “A realização do Projeto Qualificação nos Bairros só está sendo possível graças a essa parceria com o SESI/SENAI que capacitou cerca de doze profissionais da Secretaria do Trabalho para ministrar os cursos que serão oferecidos no projeto”, finalizou Adriano.

Presenças – Marcaram presença no evento de lançamento do Programa Qualificação nos Bairros o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; os secretários Gefferson Aragão (Esporte), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Rodrigo Caldas (Educação), Tarcísio dos Santos (AparecidaPrev), Raul Coutinho (Regulação Urbana) e Max Menezes (Desevolvimento Urbano). Além dos vereadores Eliezer Guimarães (PMDB), Hilário Giacometi (PSB), Rosildo Manoel (PP), Gleison Flávio (PMDB), Edinho (PSDC), Leandro da Pamonharia (PV) e Mazinho (SD).