Proteção e Defesa Civil conta com equipamentos modernos para prevenir desastres naturais

Aparecida de Goiânia, 04 de novembro de 2016 – É chegado o período chuvoso e  junto vem os danos e estragos causados pelas chuvas. Preocupada com isso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do município, têm realizado um trabalho de prevenção de catástrofes temporais. Equipamentos modernos foram instalados estrategicamente em diversos pontos da cidade para o monitoramento do tempo.

Instalados desde outubro de 2014, nove pluviômetros automáticos remotos, duas estações metereológicas e um radar hidrológico têm ajudado Defesa Civil local a medir o índice de chuva e a profundidade do Ribeirão Santo Antônio, um dos principais córregos que cortam a cidade.

Os pluviômetros estão instalados na Vila Brasília, Parque Flamboyante, Cidade Vera Cruz, Setor Garavelo, Jardim Alto Paraíso, Serra das Areias, Veiga Jardim, Aterro Sanitário e Centro. Esses aparelhos são usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos enviam os dados de forma automática de 15 em 15 minutos e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função deles é coletar e medir a chuva, são instalados em locais descobertos onde não existe obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Os aparelhos foram desenvolvidos para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socieconômicos e ambientais. “Se nós temos a informação da quantidade de chuva que caiu em uma determinada localidade, é possível fazer uma leitura dos possíveis riscos e então, agir preventivamente evitando situações mais graves,” analisou o Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso.

De acordo com o Superitendente, Aparecida de Goiânia é a única cidade do Centro Oeste que conseguiu maior aquisição de pluviômetros automáticos, pois têm desenvolvido uma gestão de excelência por meio da defesa civil, requisito fundamental do Governo Federal para disponibilizar os recursos. “O Governo Federal através do Ministério de Integração Nacional, e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, direciona muito mais recursos e equipamentos para as defesas civís que trabalham com prevenção, do que com aquelas que buscam recursos para reparar danos,” explicou Juliano.

Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Aparecida

Em 2005, assim como em outras cidades, uma Comissão de Proteção e Defesa Civil foi formada em Aparecida de Goiânia. A partir de abril de 2009, o Prefeito Maguito Vilela determinou que a comissão se tornasse uma coordenadoria que realiza atividades operacionais. Então, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil passou a fazer parte da Secretaria de Governo e Intergração Institucional do município, e recebeu maior estrutura como equipamentos e um quadro de profissionais capacitados.

Atualmente, o órgão permanece ligado a secretaria, porém, atua como Superintendência e desenvolve trabalhos operacionais como o de prevenção à desastres naturais, assistencia à população e programas educacionais de defesa civil  nas escolas.

“Mostramos a alta capacidade de gerenciar e também de atuar na prevenção. Hoje Aparecida tem um quadro de profissionais capacitados que executam missões no dia-a-dia no intuito de prevenir tragédias, acidentes e desatres. Além disso, as equipes realizam estudos que possibilitam a viabilização de recursos materiais e financeiros, para que possamos minimizar o quadro de tragédias na cidade,” finalizou o superintendente.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, esta localizado na Rua 1 quadra 1, lotes 4 e 5, no Setor Araguaia. Além da linha 199 para emergências, estão disponíveis para a população os seguintes telefones: 3545-6036, 3545-6041, 9-8471-5300, 8471-7800 e o whatsapp 9- 9952-4365. Os telefones funcionam 24 horas e podem ser utilizados para fazer denúncias e vistoría técnica residencial.