Cidade Administrativa Maguito Vilela
Endereço: Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park – CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3240-5200
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 11h30 – 13h às 17h30
Adesão segue até 6 de novembro pelo site da Prefeitura, na aba “Todos os serviços”; ou em qualquer agência do SAC
Foto: Rodrigo Estrela A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (5) o período de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que oferece descontos de até 90% em juros e multas para regularização de débitos municipais. Os contribuintes podem aderir diretamente pelo site aparecida.go.gov.br, na aba “Todos os serviços”. Quem não conseguir realizar o procedimento online pode procurar qualquer agência do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do município.
O prazo segue até 6 de novembro e contempla pessoas físicas e jurídicas, com opções de parcelamento que podem chegar a 36 vezes para débitos de ISS. Entre os tributos e obrigações que podem ser regularizados estão o Imposto Sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Territorial Urbano (ITU), além de multas, taxas e contribuições.
A iniciativa acompanha o movimento nacional de incentivo à regularização tributária e à conciliação, relacionado à Semana Nacional de Regularização Tributária e à Semana Nacional de Conciliação.
“O REFIS é uma oportunidade para que os contribuintes possam colocar suas contas em dia com condições mais acessíveis. Além de facilitar a regularização, queremos fortalecer a arrecadação espontânea e criar alternativas que permitam ao contribuinte cumprir suas obrigações, especialmente no caso do ISS, que é um tributo importante para o funcionamento público”, afirma o prefeito Leandro Vilela.
Condições para regularização
No pagamento à vista, o desconto sobre multa moratória e juros de mora será de 90%, além de redução de 60% nas multas formais decorrentes de infrações previstas nas legislações ambiental, consumerista, de obras e edificações, posturas, tributária e de vigilância sanitária.
Para quem optar pelo parcelamento em até seis vezes, a redução será de 70% sobre multa moratória e juros de mora e de 50% sobre multas formais. Já nos acordos de sete a 12 parcelas, os descontos serão de 60% e 40%, respectivamente.
Os débitos de ISS poderão ser parcelados em até 36 vezes, com os benefícios previstos para os acordos de sete a 12 parcelas. Nesse caso, o valor mínimo de cada parcela corresponderá ao ISS vencido no mês de adesão ao REFIS. Empresas em recuperação judicial também poderão pagar o crédito tributário favorecido em até 36 parcelas.
Podem aderir ao REFIS pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, inclusive empresas que estejam em recuperação judicial. Os débitos serão consolidados conforme a natureza da cobrança, podendo ter como referência o imóvel, a inscrição municipal ou o próprio contribuinte.
O secretário municipal da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, ressalta que o período de adesão amplia as alternativas disponíveis para que contribuintes regularizem suas pendências junto ao município.
“Estamos oferecendo diferentes alternativas para que o contribuinte escolha a forma de pagamento que melhor se encaixa na sua realidade. No caso do ISS, que tem uma participação importante na arrecadação municipal, o parcelamento em até 36 vezes amplia ainda mais a possibilidade de regularização”, explica o gestor.
Como aderir
Para aderir ao REFIS, o contribuinte deve acessar aparecida.go.gov.br e selecionar a aba “Todos os serviços”. Caso não consiga concluir o procedimento pelo site, pode procurar qualquer agência do SAC do município.
O atendimento presencial poderá ser agendado durante o período de adesão. Se a data marcada for posterior ao encerramento do REFIS, o contribuinte terá assegurado o direito aos benefícios do programa.
O pagamento à vista ou da primeira parcela deverá ser acompanhado do pagamento das custas processuais e demais verbas de sucumbência, quando houver. O prazo para pagamento do crédito tributário e das guias de custas processuais poderá chegar a 12 dias úteis após o último dia de adesão ao programa.
Em caso de parcelamento, o contribuinte perderá os benefícios do REFIS sobre o saldo devedor se deixar de pagar três parcelas, sucessivas ou não, ou qualquer parcela após 30 dias a contar da data final do contrato. As parcelas pagas em atraso também estarão sujeitas aos juros e multas previstos no Código Tributário Municipal.
O decreto também estabelece que não poderão aderir ao REFIS contribuintes que tenham usufruído dos benefícios do programa nos últimos 36 meses ou que tenham tido parcelamento denunciado nos últimos 60 meses.
A adesão é considerada definitiva e irretratável após o pagamento integral do débito ou, no caso de parcelamento, a partir do pagamento de qualquer uma das parcelas.
Confira os pontos de atendimento presencial do REFIS 2026:
SAC – Centro
Rua Antônio Barbosa Sandoval, nº 300, Setor Central.
SAC – Cidade Administrativa
Rua Gervásio Pinheiro, Quadra APM, Lote APM, Residencial Solar Central Park, Cidade Administrativa Maguito Vilela.
SAC – Cidade Livre
Avenida Atlântida, Quadra 37, Lote 001E, salas 1C, 2C e 3C, Pátio Independência, Bairro Independência.
SAC – Parque Flamboyant
Praça CEU das Artes Deputado João Natal, Avenida Bela Vista, Parque Flamboyant.
SAC – Parque Veiga Jardim
Avenida Desembargador Eládio Amorim, Quadra Área, Lote 7, em frente ao Terminal Veiga Jardim.
SAC – Vila Brasília
Avenida São Paulo, Quadra 42, Lote 14, sala 1, Jardim das Esmeraldas.
Vapt Vupt – Admar Otto (Buriti Shopping)
Avenida Rio Verde, Quadra 102, Lote 000A, Vila São Tomaz.
Vapt Vupt – Garavelo
Avenida Igualdade, lotes 18 e 19, Garavelo Shopping.