Engajada na Semana Nacional de Trânsito, secretaria gestora do trânsito em Aparecida abordou condutores para lembrar que, pela segurança, é importante “ver e ser visto”
A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou nesta terça-feira (21), na Avenida Geraldo Padeiro, no Jardim Olímpico, uma blitz educativa conscientizando condutores de que responsabilidade no trânsito salva vidas.
As abordagens a motoristas e pilotos ocorreram dentro da Semana Nacional de Trânsito, que se iniciou no último sábado (18) e segue até o próximo dia 25 de setembro.
Os condutores receberam cartilhas com mensagens de incentivo ao trânsito seguro e que lembram da importância de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Também foram entregues máscaras de proteção facial e mudas de ipês do cerrado. É uma forma que a SMTA encontrou de reforçar para os condutores que, na sociedade, trânsito e meio ambiente caminham juntos, inclusive hoje, no Dia da Árvore.
Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito quer levar a população a refletir sobre a temática Pedestre, motociclistas e ciclistas: ver e ser visto.
A recepcionista Mirian Gomes, que conduzia uma moto na blitz da SMTA, mostrou que entendeu a mensagem. “É muito importante os motoristas se conscientizarem em dar seta, porque é a nossa forma de comunicação. A seta indica para aonde você vai virar, e sem a seta, acabam acontecendo alguns acidentes”, comentou a motociclista.
O secretário executivo da SMTA, Sérgio Carvalho, esteve na blitz para conversar com motoristas e pilotos que passavam pelo local.
“No trânsito, precisamos ter responsabilidade, dirigir com cautela, tranquilidade, evitar acidentes e obedecer às normas de trânsito. Não podemos colocar as famílias em risco. Dirigir é um ato de grandeza”, recomendou o gestor de trânsito de Aparecida.
Consultor de vendas, Marcelo Froes parou o carro e ouviu atentamente os agentes da SMTA. Ele analisou que, “infelizmente, o cidadão anda muito nervoso e impaciente”. E disse que é preciso sempre lembrar da consciência de ter calma e atenção no trânsito.
O ciclista Kauan Gustavo, de 18 anos, pediu mais respeito com que os transitam pela cidade de bicicleta. “O certo é passar a um metro e meio do ciclista. É preciso ver que, em cima de uma bike, vai uma vida”, sintetizou o jovem.
Com uma frota aproximada de 350 mil veículos, segundo estima a SMTA, Aparecida terá novas blitzen e palestras da Semana Nacional de Trânsito sendo realizadas até sábado (18).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)