Restaurante Popular de Aparecida será inaugurado amanhã, dia 16

Foto: Valdir Antunes

A partir de quinta-feira, dia 17, o Restaurante Popular de Aparecida estará em pleno funcionamento

Aparecida de Goiânia, 15 de outubro de 2013 – A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugura amanhã, quarta-feira (16), às 10h30, o primeiro Restaurante Popular totalmente gerido pela administração municipal. A nova unidade fica no Jardim Tropical, bem próximo ao Terminal Garavelo, e já foi vistoriado pela equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de onde partiu o recurso.

O investimento foi de pouco mais de R$ 1,1 milhão, com contrapartida da Prefeitura de 10% deste valor e doação do terreno para a construção do restaurante. A unidade vai oferecer de 800 a mil refeições por dia, ao custo de R$ 1,00 para o usuário. A diferença no preço do almoço, estimada em cerca de R$ 4,00, será subsidiada pela Prefeitura de Aparecida, que também gerenciará a unidade, por meio de equipes da Semas.

“Nós queremos ouvir a opiniã da população, que vai ter as condições de falar, de nos dar opiniões, de fazer a crítica construtiva, para que possamos estar melhorando e atendendo da melhor forma possível essa população que vai freqüentar o Restaurante Popular”, esclarece a secretária de Assistência Social, Carmem Síliva.

Ela lembra, ainda, que a região do Garavelo, onde está instalado o Restaurante Popular de Aparecida, compreende em mais de 180 mil pessoas. “E temos pessoas de Aragoiânia, Guapó, Goiânia, freqüentam o comércio do Garavelo pelo fácil acesso e acabarão se beneficiando também”, explicou a secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia.

O restaurante tem capacidade para 170 pessoas sentadas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas. “A população que freqüenta os restaurantes populares são justamente pessoas carentes, trabalhadores de baixa renda e que precisam de uma alimentação com preço baixo. Também vemos muito o pessoal da terceira idade que está ali sozinho e não tem mais condições de fazer o seu almoço e que freqüenta muito”, observou Carmem sobre o público alvo da unidade.

Durante a inauguração, serão servidas cerca de 500 refeições gratuitamente. O funcionamento normal do restaurante, com a venda dos tickts, será iniciado na quinta-feira. Todos os procedimentos do restaurante passam por controle de qualidade rigoroso do MDS e órgãos fiscalizadores do setor de alimentação. “Esse acompanhamento inclusive vem sendo feito há mais de cinco meses, desde a qualificação da equipe e organização do próprio restaurante para que não haja nenhum problema”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia.

Refeição saudável a preço acessível

Os Restaurantes Populares fazem parte dos programas gerenciados pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. São unidades destinadas ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis oferecidas a preços acessíveis à população. Estão localizados, preferencialmente, em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

O público usuário dos Restaurantes Populares é formado, principalmente, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Por esse motivo, todas as refeições serão preparadas a partir das orientações de uma equipe de nutricionistas.

No Restaurante Popular do Jardim Tropical o atendimento será garantido por uma equipe técnica de 15 pessoas entre nutricionistas e auxiliares de cozinha. Todos os funcionários passaram por um rigoroso processo de qualificação para garantir o melhor atendimento à população e com refeições balanceadas.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Inauguração do Restaurante Popular de Aparecida.

Data: 16 de outubro de 2013 (quarta-feira)

Local: Avenida Tropical, em frente a feira do setor Garavelo – Setor Garavelo.