Restaurante popular vai oferecer mil refeições

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 20 de maio de 2013 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia finaliza os preparativos para colocar em funcionamento o Restaurante Popular, construído no Jardim Tropical, bem próximo ao Terminal de Ônibus do Setor Garavelo. A secretária Municipal de Assistência Social, Carmem Silvia, informou que até o dia 25 de junho funcionários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) virão à Aparecida para uma vistoria técnica do restaurante, que está em fase de instalação dos equipamentos.

Segundo a secretária, o restaurante vai oferecer de 800 a mil refeições por dia ao preço de R$ 1,00. A diferença no preço do almoço, algo em torno de R$ 4,00, será bancada pela prefeitura de Aparecida. A unidade está sendo construída com recursos do MDS. Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão, com contrapartida da prefeitura de cerca de 10%. A área foi doada pelo município.

A prefeitura será a responsável pela gestão da unidade, que será administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas. “Já estamos na fase final de aquisição de equipamentos e de qualificação da mão-de-obra desse Restaurante Popular já que não é terceirizado, será assumido pela prefeitura”, esclareceu Carmem Silvia.

Programa

Os Restaurantes Populares fazem parte dos programas gerenciados pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. São unidades destinadas ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis oferecidas a preços acessíveis à população. Estão localizados, preferencialmente, em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

O público usuário dos Restaurantes Populares é formado, principalmente, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. “Vamos tentar dar amplas condições para que as pessoas do Programa Bolsa Família e da terceira idade se beneficiem do restaurante. Vamos buscar todo o público alvo da Assistência Social”, declarou a secretária.