Reunião debate fórmulas de inclusão dos povos ciganos aos serviços do SUS

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 22 de janeiro de 2014 – A Assessoria Especial de Igualdade Racial de Aparecida promove na tarde desta quarta-feira (22) uma reunião com representantes de todos os órgãos da administração municipal a fim de criar uma equipe técnica que terá a missão de fazer cumprir a Portaria nº 940, do Ministério da Saúde, que garante o acesso dos povos ciganos aos serviços de Saúde. Antes de sua aprovaçao, a comprovação de endereço tornava-se barreira para obtenção do cartão do Serviço Único de Saúde (SUS).

 

Segundo André Luis de Souza, assessor especial para Políticas de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Aparecida, a reunião traçará estratégias viáveis a fim de colocar em prática a regulamentação aprovada de 28 de abril de 2011. “O artigo 23 desta portaria libera os povos ciganos e os moradores de rua da apresentação de comprovante de endereço na obtenção do cartão. Se está na Lei, temos que cumprir. Trata-se de uma vitória dos direitos humanos, da vida e do direito à saúde pública e universal” – conta André Luiz.

 

Além das questões da área da Saúde também serão discutidas medidas para inclusão de crianças e adultos da comunidade à Educação, ao Programa Minha Casa Minha Vida, ao Bolsa Família e demais benefícios sociais; além de outras demandas históricas como o direito à Previdência Social. Atualmente existem em Aparecida de Goiânia por volta de mil pessoas de origem cigana. A comunidade Rom Caldarax – considerada uma das maiores de Goiás – abriga cerca de 300 deles.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)