Competição entre robôs, que mediu a força e o peso, rendeu terceiro lugar na competição que reuniu 40 equipes de escolas particulares e públicas de vários municípios goianos
A Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da PUC Goiás sediou no dia 09 de outubro, o 1º Torneio Juvenil de Robótica – etapa regional, com crianças e jovens de escolas de sete cidades goianas. Mais de 40 equipes com estudantes de 7 a 18 anos participaram da competição. A programação também trouxe oficinas e palestras sobre a temática. Os alunos que participam das aulas de robótica que acontecem na escola municipal Francisco Rafael Campos, Conjunto Planície, competiram e alcançaram o terceiro lugar na categoria Cabo de Guerra Nível II (de 14 a 16 anos).
“Nosso robô Strong foi construído na escola com o uso do kit da Lego Ev3 e NXT. O que nos levou à terceira posição foi o design do nosso robô, pois a competição é vencida por quem tem maior força e peso. Os seis motores e o sistema de engrenagem que movimenta a tração nas quatro rodas foram o nosso diferencial competitivo. Estamos orgulhosos por essa vitória e pelo processo de construção deste robô, que contou apenas com a nossa orientação, pois foram os próprios alunos que construíram esse robô campeão”, contaram a nossa reportagem os técnicos da Secretaria Municipal de Educação Sangy Cardoso e Fabiano Roberto, que acompanharam a escola no evento.
A Quicksort, equipe que se destacou trazendo para o município a terceira colocação, é composta por alunos do 6° ao 9° ano, com idades entre 12 e 16 anos. É formada pelos alunos Marcos Vinicios Paes, Vitor Hugo Lopes, Flávio Almeida, Rafael Dias Silva, Adryelly Kristtina Dias, Evelyn Jhordana Gonçalves, Maria Vitória Lisbôa, Ana Clara Silva Lacerda, Alexandre Oliveira Alves e Paulo Herick Gomes. A professora Sangy Cardoso também falou sobre a participação da escola municipal de tempo integral Emei Retiro do Bosque, como equipe visitante no evento.
“Nossos alunos do Retiro do Bosque foram ao evento como treineiros, dada a faixa etária entre 7 e 9 anos destes participantes mirins. Porém, a dedicação e envolvimento nas atividades motivaram a organização e os participantes a criar uma categoria simbólica que gerou a premiação do com o “Troféu Fofura”, dado o esforço que eles empreenderam na programação de um robô para cumprir uma determinada missão em uma mostra competitiva paralela”, relatou.
Etapa Nacional
Com a conquista do 3º lugar no 1º Torneio Juvenil de Robótica da PUC, a equipe da Escola Municipal Francisco Rafael Campos ficou classificada para participar da categoria Cabo de Guerra II, em sua etapa nacional. O evento está previsto para acontecer do dia 29 de novembro a 3 de dezembro, no Centro de Convenções Novotel Center Norte, São Paulo.
Para secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Valéria Pettersen, os resultados obtidos nas competições vêm mostrando que a Educação de Aparecida está trilhando por caminhos certos. A secretária reforçou o compromisso de sua pasta com a expansão das aulas de robótica para todas as escolas da Rede Municipal de Educação. “Não estamos investindo na robótica apenas pela robótica. Estamos investindo na robótica pela educação como estratégia de promoção do conhecimento, lançando mão de material diferenciado, como é, no caso, o investimento em tecnologia”, arrematou.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)