Curso abrange mais de 200 médicos, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem das UPAs, CAIS e do SAMU para aprimorar a rede de urgências da cidade. Estudantes de medicina também participam das atividades, que incluem simulações realísticas
Para aperfeiçoar os atendimentos prestados às crianças na rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, salvando vidas e reduzindo riscos adicionais e sequelas, a pasta promove, nestes 7 e 8 de março, o “I Curso Multiprofissional com Simulação Realística em Pediatria”. A capacitação é feita no campus local do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Cerca de 240 profissionais de enfermagem (níveis técnico e superior), medicina e fisioterapia das unidades da SMS e do SAMU participam das atividades. Estudantes de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade de Rio Verde (UniRV), instituições credenciadas com a secretaria, também estão nas aulas.
O evento é realizado das 7h às 17h e aborda os seguintes temas: Parada Respiratória (PR); Parada Cardiorrespiratória (PCR); Obstrução de Vias Aéreas por corpo estranho (OVACE); Choques Séptico e Anafilático; Convulsões e Transportes em Pediatria e Síndromes Respiratórias, dentre outros. P
Atendimento a situações críticas
Médico da Coordenação de Urgências da SMS, Henrique do Carmo explica que “trabalhamos para capacitar sempre nossos profissionais para poderem prestar o melhor atendimento possível em situações críticas. Neste curso abordamos temas relevantes dentro do atendimento em pediatria e elencamos os assuntos mais recorrentes e graves, como a ressuscitação cardiopulmonar e o transporte. Mesmo que a nossa Maternidade Marlene Teixeira seja de baixo risco, temos recém-nascidos que necessitam de transporte e também nas UPAs e Cais recebemos esses pacientes com síndromes respiratórias e outras causas. Queremos salvar vidas e prevenir sequelas e riscos. ”
A Diretora Geral do SAMU 192, Danielly Silvestre Bitencourt e Castro, destaca que “as situações demonstradas aqui são recorrentes em todas as faixas etárias da infância, pois atendemos desde os recém-nascidos até os que estão na puberdade. Além disso, o curso visa a integração, a comunicação e o trabalho em equipe na rede de urgências de Aparecida, desde os profissionais do SAMU que trabalham no pré-hospitalar até os das UPAs e dos CAIS. ”
Aprovação dos profissionais
Para o médico Marlus Aparecido de Souza, que atua na urgência das UPAs Brasicon e Flamboyant, a atualização em pediatria é extremamente importante, especialmente para aqueles que trabalham na linha de frente, porque os protocolos de atendimento mudam com frequência e o aprimoramento deve ser constante. “Nas simulações realísticas feitas aqui, tiramos diretrizes dos livros para a vida real. Às vezes, na faculdade, vemos muita teoria e pouca prática, então a Prefeitura quer suprir essa carência investindo num curso prático, como no primeiro módulo que tivemos, o de transporte neonatal e crise convulsiva. Está sendo muito bom e proveitoso. ”
Na opinião da enfermeira do SAMU Pollyanna Roberta, cursos como este são essenciais para a segurança dos profissionais e “para que a gente possa prestar uma assistência de maior qualidade a todos que precisam. ” Ela ainda aponta que a atividades promove um maior contato entre as unidades da rede: “Acabamos entendendo um pouco mais o outro lado, o intra-hospitalar, e eles também entendem mais a nossa vivência do pré-hospitalar. E essa interação é bastante positiva até mesmo para os pacientes. ”
O médico Iran de Macedo Cordeiro, da equipe da UPA Buriti Sereno, concorda com os colegas e enfatiza: “Costumamos dizer que o atendimento de urgência às crianças requer uma medicina um pouco diferenciada e a capacitação com simulações contribui para revivermos treinamentos e situações reais. Torcemos para não acontecer nada de mais grave com crianças, mas são coisas que acontecem na urgência. Ao mesmo tempo, o curso é apropriado para esse momento de retomada de aulas e a SMS acerta em nos ofertar esse treinamento que faz a diferença. ”
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)