Saúde de Aparecida disponibiliza exames para grávidas sem necessidade de agendamento

Por Camila Godoy e Polliana Martins

10 de agosto de 2022

Por Camila Godoy e Polliana Martins

10 de agosto de 2022

Foto: Enio Medeiros

Assim que suspeitarem ou que tiverem a confirmação da gravidez, as mulheres podem procurar diretamente qualquer uma das 42 UBS´s da cidade. Teste é fundamental durante a gestação e detecta uma série de doenças que podem afetar a mãe e o bebê

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) disponibiliza o Teste da Mamãe para todas as mulheres com suspeita ou confirmação de gravidez. Por meio de coleta sanguínea, o teste identifica uma série de doenças que podem afetar a gestação. O procedimento é rápido e seguro. Ele está disponível gratuitamente em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, de segunda a sexta, das 8 às 17h, sem necessidade de agendamento.

O teste da mamãe é uma das primeiras ações do pré-natal. Ele é capaz de identificar HIV, toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatites B e C, HTLV, doença de chagas e citomegalovírus. No momento da coleta de sangue para o teste da mamãe, a mulher também tem acesso a testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Caso qualquer um dos exames apresente alteração, a paciente inicia imediatamente o tratamento. O diagnóstico proporcionado pelos testes também permite a adoção de estratégias para prevenir a transmissão para o feto e futuras complicações.

“O pré-natal deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. Em Aparecida, as gestantes podem procurar qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde, sem necessidade de agendamento, para iniciar o monitoramento da gravidez. Ao chegarem nos postos, elas serão acolhidas pela equipe e poderão realizar o Teste da Mamãe de imediato, bem como os testes rápidos de IST´s. As pacientes também recebem orientação e agendamento de consulta médica”, informa o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Teste seguro, amplo e essencial

Na UBS Caraíbas, a responsável pelo testes da mamãe há 7 anos é a enfermeira Quéren de Pádua Braga. Ela relata que a testagem rápida de IST’s fica pronta em poucos minutos e que os testes da mamãe, após a coleta de sangue, têm o resultado entre duas a quatro semanas. Mesmo que a paciente não seja da área de abrangência da UBS, o resultado sempre será entregue e ela na unidade onde foi feita a coleta e ela será orientada sobre a busca dos resultados e demais procedimentos necessários.

“Fazemos duas testagens com as gestantes. A primeira é feita assim que é confirmada a gravidez da paciente porque o exame detecta doenças tratáveis, por isso, quanto mais cedo for feito, melhor, para que seja iniciado logo o devido tratamento. Já a segunda etapa é realizada no terceiro trimestre da gestação e com foco na detecção da sífilis e do HIV”, explica Quéren.

A enfermeira também destaca que quando as gestantes ficam sabendo que o teste da mamãe (Que é realizado laboratorialmente pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE) é essencial para elas e para os bebês, além de ser confiável e seguro, “elas aceitam fazer de bom grado e gostam do fato do exame detectar, se for o caso, muitas doenças em uma só testagem”.

Pré-natal

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas ao longo da gestação, sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro. O acompanhamento é feito com médicos e enfermeiros. “O pré-natal bem feito promove a redução dos partos prematuros, cesáreas desnecessárias, nascimento de crianças com baixo peso, complicações em decorrência de hipertensão arterial, bem como da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e hepatites. Ele é fundamental para a saúde das grávidas e das crianças”, afirma a chefe de Ciclos de Vidas da SMS, Amanda Faria.