Saúde de Aparecida inicia atividades do Outubro Rosa e do mês das crianças

Por Polliana Martins

1 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

1 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/UBS Parque Trindade

Começou hoje o mês das crianças e também do Outubro Rosa, campanha realizada mundialmente para alertar e orientar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Aparecida de Goiânia, a Saúde Municipal (SMS) adere a essas celebrações com ações educativas para os usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de capacitações para os profissionais, dentre outras atividades. Amanhã, 2 de outubro, às 9h, na UBS Jardim Dos Buritis, será realizada uma palestra sobre o câncer de mama.   

Quanto ao Outubro Rosa, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que, a partir deste mês, serão liberadas mais 300 vagas mensais, além das 800 ofertadas atualmente, de exames de mamografia para a população preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria, relata que as UBSs terão uma intensa programação durante todo o mês com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Educar para uma vida saudável

Na manhã de hoje, 1º de outubro, na UBS Parque Trindade, as crianças celebraram o mês delas com palhacinhos, brincadeiras e um lanche delicioso. Em meio à farra, um momento educativo: a equipe de estagiários de Nutrição da Universidade Paulista (UNIP), parceiros da unidade na realização do evento, deu uma aula sobre alimentação saudável para a garotada. A gestora da UBS, Christiane Branquinho Alves dos Santos, comemora o sucesso da iniciativa: “Foi uma manhã animada e produtiva. Poder promover a saúde com descontração e carinho é muito eficaz. As crianças aprendem alegremente e passarão adiante o que aprenderam aqui para suas famílias, além de incorporarem práticas saudáveis em seu dia-a-dia”.

Outubro Rosa no Jardim dos Buritis

Já na UBS Jardim Dos Buritis, nesta terça-feira, 2, será realizada uma palestra na recepção, às 9h, ministrada pela agente comunitária de Saúde (ACS) Jaqueline Reis Sotero. A gestora da unidade, Jorgina Maria das Dores, conta que um lanche será oferecido e toda a equipe estará envolvida nas atividades de maneira coordenada. A médica Elizete de Gusmão Viana e a enfermeira Renata Souza Cruz também vão orientar as pessoas e debater o tema. “Será uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da comunidade e tratarmos de um assunto tão importante como o câncer de mama, que, quando detectado em fases iniciais, tem mais chance de cura e com tratamentos menos agressivos”, afirma Jorgina.

Previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o MS oferece atendimento gratuito por meio do SUS. Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.

“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal, tendo em vista que 30% dos casos podem ser prevenidos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com a prática de atividade física regularmente, amamentação, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas,” destaca Amanda Faria.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)