Saúde de Aparecida lança curso para aperfeiçoar a gestão das Unidades Básicas da rede

Por Polliana Martins

26 de outubro de 2021

Por Polliana Martins

26 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

O curso visa aprimorar a Atenção Primária, é direcionado exclusivamente a gestores de UBS’s da cidade e as inscrições já estão abertas

Para aprimorar a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede e ofertar melhores serviços à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) lançou, na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de UBS.

O evento reuniu o prefeito Gustavo Mendanha, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães e o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, além de dezenas de gestores de UBS’s e de vários setores da SMS. Da UFG participaram a vice-reitora Sandramara Matias Chaves e a professora titular no Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Marta Rovery de Souza. A professora, que também é coordenadora do Curso, apresentou no lançamento um resumo das propostas e dos objetivos da iniciativa.

Prefeito Gustavo Mendanha: busca incansável por excelência na Saúde Pública de Aparecida

Parceria positiva

Na abertura do encontro, o prefeito Gustavo Mendanha afirmou que “se tem uma coisa que buscamos incansavelmente na Saúde de Aparecida é oferecer um atendimento de excelência para as pessoas. E se tem uma coisa da qual me orgulho imensamente na nossa gestão é de termos humanizado e melhorado a Saúde local e sermos reconhecidos em todo o Estado de Goiás por isso. Agora, com essa parceria com a UFG, uma renomada universidade, avançaremos ainda mais”.

Secretário Alessandro Magalhães: qualificação dos gestores para aprimorar a assistência à população

Já o secretário Alessandro reforçou que a SMS investe permanentemente na qualificação de todos os gestores para aprimorar a assistência e lembra o desafio feito pelo prefeito à SMS tempos atrás: “Ele nos desafiou a construir e a consolidar uma Saúde Pública do nível da privada ou até melhor. Estamos na direção correta avaliando cada etapa do caminho e digo a todos que farão o curso que o aproveitem ao máximo e utilizem tudo o que aprenderem no dia-a-dia de trabalho em benefício da comunidade”.

A vice-reitora Sandramara Matias ainda destacou que o fato da Prefeitura de Aparecida trabalhar para garantir melhores serviços para as pessoas corresponde a um dos principais papéis da universidade: “Sabemos que o prefeito e todos aqui querem o melhor para as pessoas e a UFG se encaixa nisso, temos um compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. E também priorizamos parcerias com instituições públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. ”

Vice-reitora Sandramara Matias ressalta compromisso da UFG com a melhoria da qualidade de vida da população

Ao apresentar o Curso que será coordenado por ela, a professora Marta Rovery descreveu algumas parcerias já desenvolvidas com a SMS e relatou que “o eixo principal é o aprimoramento e a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária. É fundamental que nós, profissionais, estejamos sempre nos oxigenando e estudando para aprimorar tudo o que fazemos”, enfatizou ela,

Marta Rovery apresentou a equipe de coordenação do Curso e ressaltou que ele será semi-presencial, com eixos centrais tais como gestão do trabalho e de insumos e com material didático de apoio: “Também teremos atividades e tutores treinados. Será uma capacitação muito importante que certamente vai gerar impactos positivos nas UBS’s para toda a população. ”

Professora Marta Rovery do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG: impactos positivos

Lígia Duarte, profissional da SMS que também atua junto à UFG fazendo a conexão entre as duas instituições, informa que as inscrições são feitas pelo formulário eletrônico através do link https://forms.gle/YLtUtTHzxzcw9uqE7 e pelo e-mail cursogestoresufgaparecida@gmail.com de 26/10 a 5/11. A documentação necessária exigida é: carteira de identidade e CPF (Frente e verso), diploma de escolaridade em nível superior (Frente e verso) e comprovante de vínculo com a SMS de Aparecida de Goiânia com informação de desempenho de função de gerente de UBS, carta de compromisso e anuência da chefia.

No encerramento do encontro, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, disse que “é um prazer imenso estarmos iniciando esse Curso. Mesmo quem já está acostumado a administrar no universo da Saúde sabe o quanto é complicada a Atenção Primária e os bastidores da gestão dessas unidades. É uma tarefa árdua e de muita responsabilidade, e, além de tudo, os gestores serão certificados pela UFG, uma instituição respeitada e de alta qualidade que contribui muito com Aparecida. ”