Saúde de Aparecida oferta atendimento no Buriti Shopping

Por Camila Godoy

27 de outubro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Ação ocorrerá até as 18h deste sábado, 28, na sala do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (2º piso)

Como parte da programação do Outubro Rosa na cidade, mês de conscientização sobre os cânceres de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) está ofertando atendimento gratuito no Buriti Shopping. No local, são oferecidos testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), aferição de pressão arterial e de glicemia e orientações sobre consultas e exames. A ação vai até as 18h desta sexta, 27, e continua amanhã, 28, das 10 às 18h.

Os trabalhos são realizados no 2º pavimento do shopping, ao lado da Caixa Econômica Federal e do Vapt Vupt, na sala do Núcleo de Atendimento ao Cidadão. Qualquer pessoa que passar pelo local, especialmente as mulheres, pode acessar os serviços. A iniciativa “Outubro Rosa: Chega Mais e Vamos Conversar” é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Shopping e a Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG).

Cuidado que não para

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, lembra que a mobilização do Outubro Rosa ocorre em toda a rede: “Estamos ofertando, até o fim deste mês, nas 42 Unidades Básicas de Saúde da cidade, atendimentos destinados às mulheres de todas as idades sem necessidade de agendamento. Hoje e amanhã, além desse trabalho, também estamos promovendo conscientização no shopping center, local de grande circulação de pessoas”.

Exames para diagnóstico de IST’s são realizados por livre demanda. Resultados saem em minutos

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca a importância de aproveitar esse mês para promover a saúde integral das mulheres: “Para além da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, buscamos incentivar o autocuidado e a promoção da saúde integral. Queremos sensibilizar as pessoas, sobretudo as mulheres, para que reservem sempre um tempo para si mesmas, para verificar se estão em dia com seus exames pessoais e atentas ao próprio corpo”.

Nesse sentido, a chefe de Atenção aos Ciclos de Vida, Marilya Rodrigues Reis, que também é uma das organizadoras da ação no Buriti Shopping, detalha aspectos do trabalho realizado no local: “Hoje, estamos conversando com as mulheres que passam por aqui sobre a importância da prevenção ao câncer de mama por meio de estratégias como a alimentação saudável e a prática de exercício físico, bem como da importância do diagnóstico precoce da doença, com a realização da ultrassonografia e mamografia. São informações que ajudam, inclusive, no combate a outros tipos de câncer e outras doenças”.

Marilya Rodrigues Reis conversa com as mulheres que visitam o Núcleo de Atendimento ao Cidadão

Esforço que vale a pena

A enfermeira da UBS Nova Olinda, Karoline Ricardo, trocou o ambiente tradicional de trabalho na unidade de saúde para a sala do Núcleo de Atendimento ao Cidadão do Buriti Shopping. Até sábado, 28, ela estará no local conversando e orientando a população sobre os cuidados com a saúde. “É muito gratificante ver as pessoas parando para nos ouvir e fazendo os testes que oferecemos. É uma sementinha que vai germinar futuramente. Na unidade de saúde, geralmente, eles já chegam com problemas e aqui é um trabalho mais intenso de prevenção. Cada vida salva vale a pena”, enfatiza.

Debora Leite, de 39 anos, trabalha no Buriti Shopping e aproveitou a iniciativa da SMS. “Desde ontem eu vi o movimento do Outubro Rosa aqui. Não deu tempo de vir antes, mas hoje, na primeira oportunidade que tive, vim fazer os testes e receber orientações. Muitas vezes não temos tempo de ir ao posto de saúde e estar aqui, no meu ambiente de trabalho e ser atendida, ajuda muito. Também sou profissional da saúde e sei da importância de ações como essa”, destacou.

Enfermeira Karoline Ricardo orienta Debora Leite sobre os cuidados à saúde

Outra trabalhadora que elogiou a iniciativa foi Angélica Castanheira, de 46 anos. Ela relatou que todos os anos, quando chega esse mês e começa a aparecer referências ao Outubro Rosa, ela lembra que precisa ir ao médico fazer check up. “Quando a equipe de saúde vem para cá, em um shopping, onde circula tantas pessoas, muitas mulheres que nem estavam pensando nisso vão se lembrar que precisam se cuidar. Esse é um trabalho fundamental”, reconheceu.

Mayane Batista, de 34 anos, que participou da ação, concordou com a fala de Angélica e disse: “É maravilhoso encontrar informação de saúde nesse ambiente. Nunca temos tempo. Última vez que fiz exames de prevenção e acompanhamento médico foi há dois anos. Saio certa que todo mundo precisa tirar um tempinho para se cuidar”.