Saúde de Aparecida realiza campanha de orientação e combate à Hanseníase

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 23 de janeiro de 2014 – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Hanseníase, realiza a Campanha de Orientação à População Sobre a Hanseníase e busca de novos casos. A semana será realizada dos dias 27 a 31 de janeiro, juntamente com a Semana Mundial de Luta Contra a Hanseníase e contará com entrega de materiais educativos em todas as unidades de saúde do município. E no dia 29 será realizada uma blitz educativa em parceria com a SMTA, às 15h na Avenida São Paulo.

“O objetivo da campanha é o de divulgar os sinais e sintomas da doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce”, informou o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi.

O Dia Mundial da Hanseníase é comemorado no dia 26 de janeiro. A doença é contagiosa e compromete principalmente a pele e nervos, provocando inflamações, manchas na pele e perda da sensibilidade. E pode atingir crianças, adultos e idosos, desde que tenham contato intenso e prolongado com algum doente.

De acordo com a SMS Aparecida é considerada como um dos municípios prioritários no combate à hanseníase. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), no ano de 2012 foram diagnosticados 199 casos taxa de detecção de 4,1/1000 habitantes, sendo que 10 casos foram notificados em menores de 15 anos. Já em 2013 foram detectados 233 novos casos, com 16 casos em menores de 15 anos.

No ano de 2011 e 2012 cerca de 78% dos casos foram curados e em 2013, 62% dos casos examinados obtiveram cura. A expectativa e meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a de alcançar até 2015, 90% de cura da hanseníase no município.

A transmissão da doença ocorre através da respiração, por meio das gotas eliminadas no ar pela tosse, pela fala e pelo espirro de uma pessoa contaminada. Os principais sintomas são: formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas geralmente com perda de sensibilidade e da secreção de suor, caroços pelo corpo e diminuiçção da força muscular. O tratamento dura de seis a 12 meses e é feito gratuitamente pelo SUS.

Sugestão de Pauta

Serviço: Saúde de Aparecida realiza campanha de orientação e combate à Hanseníase

Data: 27 a 31 de janeiro

Local: Unidades de Saúde do município.

Serviço: Blitz educativa orienta motoristas sobre a hanseníase

Data: 29 de janeiro (quarta-feira)

Local: Avenida São Paulo, em frente à madeireira Goiana.