Saúde de Aparecida realiza atendimento odontológico em escola municipal

Por Polliana Martins

25 de setembro de 2023

Por Polliana Martins

25 de setembro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

As atividades são do Programa Saúde na Escola (PSE), que integra ações educativas e atendimentos que abrangem toda a rede escolar municipal avaliando e encaminhando crianças para tratamentos nas unidades da Saúde

Alunos da Escola Municipal Amélia Cândida Brasil, no Bairro Cardoso, receberam o consultório itinerante do Programa Saúde nas Escolas (PSE), criado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem o objetivo de promover a saúde bucal. A programação foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cardoso nos períodos matutino e vespertino e nesta edição. As crianças passaram por triagens, profilaxia (limpeza), aplicações de flúor e outros procedimentos.

“Os benefícios são amplos no presente e no futuro de muitas pessoas. A saúde bucal desde a infância é muito importante e todos precisam ter esse cuidado. É uma iniciativa que conscientiza e cuida das crianças, integrando o ambiente escolar com as unidades de Saúde Pública”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

A coordenadora de Saúde Bucal, Rafaela Tavares, destaca que, em cinco dias, foram realizados unidade 300 crianças de 4 a 12 anos de idade foram atendidas pelo programa. “Nosso objetivo é atender a todos. A saúde começa pela boca e é importante iniciar esses cuidados desde as crianças e sensibilizar os pais e responsáveis para a importância dessa área”

Atendimentos essenciais

O diretor da UBS Cardoso, Wilson Júnior, relata a importância da ação. “Além das orientações, inovamos trazendo o atendimento. A Unidade Móvel de Saúde Bucal ficou na escola durante uma semana para atender as crianças. Toda a equipe da UBS esteve envolvida na programação e teremos outras ações ao longo do ano. Compreendemos o quanto é essencial esse cuidado com a boca e com dentes. Muitas famílias não tem condições de levar as crianças ao dentista e nós lutamos para cuidar e proteger a vida de todos na nossa comunidade. ”

O coordenador pedagógico, Sebastião Rodrigues, acompanhou as ações. “Graças a essa união de forças conseguimos esses atendimentos, os procedimentos necessários foram comunicados aos pais, que gostam muito da iniciativa, e toda a escola participou. Aqui vimos crianças precisando muito desses cuidados, com questões atrasadas, e tratando delas aqui facilitamos muito a vida das famílias. ”

Unidade Móvel de Saúde Bucal

Na sexta-feira, 22, último dia do consultório itinerante na escola, a enfermeira Vanessa Santos, a odontóloga Fernanda Pires e a auxiliar de saúde bucal Catarina Rodrigues, todas da UBS Cardoso, realizaram os últimos atendimentos. Também foram realizados restaurações, extrações de dentes de leite e até casos mais complexos como tratamentos endodônticos (Canal) e de freio labial/lingual curto (“Língua presa”). Depois dos atendimentos, a odontóloga Fernanda deu uma palestra sobre técnicas de escovação e orientações em higiene oral para várias turmas no pátio central da Escola.