Saúde e Cufa realizam mutirão de combate a dengue no Madre Germana

Por Rafael Freitas

12 de fevereiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

Agentes de endemias e voluntários da Cufa Goiás se uniram para conscientizar população e combater focos da dengue

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Saúde e de Ação Integrada, realizou na manhã deste sábado, 12, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, no setor Madre Germana I. A mobilização contou com apoio da Central Única das Favelas (CUFA) em Goiás – entidade não-governamental que trabalha a inclusão social e valores como cidadania.

Os trabalhos tiveram início na Praça Valdson Vieira Sousa, e contou com a presença do vice-prefeito de Aparecida Vilmar Mariano, do secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno, e do presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso. Ao todo foram encontrados 118 focos do mosquito transmissor da dengue durante visitas domiciliares.

“Essa é uma ação conjunta importante em prol da saúde da população. Agentes de saúde e voluntários da CUFA Goiás estão empenhados nesse trabalho, que acontece no sentido de combater criadouros do Aedes. Além disso, orientar o morador de cada residência sobre os cuidados necessários com seus quintais, para evitar focos de dengue”, apontou Vilmar Mariano.

Comerciantes recebem orientações dos agentes de endemias
Foto – Enio Medeiros

Mais de 80 pessoas, entre agentes de endemias e voluntários da Central Única das Favelas, saíram do local para visitar cerca 2,3 mil imóveis. Um caminhão da Vigilância Ambiental também recolheu pneus velhos e pulverizadores foram usados para combater a manifestação do mosquito.

Breno Cardoso afirmou que a união da Cufa e Saúde Municipal de Aparecida visa proteger a saúde das pessoas. “A Cufa se une aqui com aqueles que mais conhecem os bairros, que são os agentes de saúde e lideranças comunitárias. Essa mobilização local é necessária para que possamos realizar um trabalho de conscientização e combate a Dengue. Estamos começando em Aparecida de Goiânia e vamos levar a ideia para outras cidades do Estado. Precisamos ao máximo combater esse inimigo antigo da saúde, que é a Dengue”, afirmou.

O secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno, que idealizou a parceira, pontuou que a iniciativa é fundamental para a promover mais saúde para a população. “As equipes da Saúde Municipal e da Cufa estão fazendo trabalho conjunto no sentido de conscientizar a população e combater a Dengue. Trabalho este que é tão importante nesse período chuvoso, uma vez que estamos acompanhando o aumento dos casos da doença na nossa cidade e no Estado. E vamos continuar somando esforços e promovendo o bem-estar da população”.

Moradora do bairro Madre Germana, Nilvanda Pereira da Luz recebeu a visita das equipes em sua casa e agradeceu a iniciativa. “É uma ação muito importante para a população. Eu sempre estou de olho onde pode acumular água e sempre faço a limpeza do quintal” afirmou. Sônia Regina também recebeu visita das equipes na manhã deste sábado. “É uma visita que é boa para a nossa saúde, né!? É muito bom receber o fiscal em casa para olhar a situação do quintal e orientar também sobre os cuidados contra a Dengue”, acrescentou.

Foto – Enio Medeiros

O coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Iron Pereira, afirmou que a ação no setor Madre Germana vai reduzir casos ativos de doenças causadas por mosquito. “Com auxílio da Cufa teremos condições de vistoriar uma quantidade maior de residências. É uma soma de esforços que veio no momento certo. Estamos conscientizando a população para conservar a limpeza dos lotes e ajudar nossos agentes a combater criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Com essa mobilização integrada das equipes vamos reduzir casos das doenças na região”.

A dengue em Aparecida

De acordo com dados da SMS, Aparecida pó possui 2.156 casos notificados de dengue sendo que 765 já foram confirmados. Os quatros bairros com mais notificações são Jardim Tiradentes, Colina Azul, Buriti Sereno e Independência Mansões. 3 óbitos ocorridos neste ano estão em investigação na cidade para diagnóstico da doença.