Saúde e Educação entregam óculos à alunos da rede pública

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 13 de agosto de 2014 – As secretarias municipais de Saúde e Educação de Aparecida de Goiânia, entregam nesta quinta-feira, 14, às 9 horas, no salão principal do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, mais 97 óculos aos alunos de 27 escolas da cidade – 23 municipais e 4 estaduais – inseridas na edição 2013/2014 do Programa Saúde na Escola. Em maio deste ano, 53 alunos já foram beneficiados, após a identificação de problemas visuais relacionados à refração.

A entrega dos óculos – que já beneficia 150 alunos – é a segunda fase do atendimento, realizado em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, por meio do Projeto Olhar Brasil. Antes da entrega, todos os alunos das unidades atendidas passaram pela triagem visual (teste de Snellen). As crianças e jovens que apontaram algum problema visual foram encaminhadas para novas consultas e exames especializados. Aqueles que apresentaram a necessidade dos óculos, recebem gradativamente o benefício.

De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Aparecida de Goiânia, Érika Lopes Rocha, o Programa Saúde na Escola tem o objetivo de acompanhar a saúde dos alunos do município, visando garantir o bom desempenho deles. O programa inclui acompanhamento alimentar, aplicação de vacinas, pesagem, acompanhamento odontológico e oftalmológico, entre outros atendimentos.

As escolas inicialmente inseridas no programa são as que estão nas regiões das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que facilita o trabalho dos profissionais. Isso é necessário porque o programa é bem abrangente e exige o acompanhamento permanente nas escolas. No caso das crianças diagnosticadas com problemas oftalmológicos, por exemplo, o controle depende do monitoramento de cada caso.

A próxima edição do programa – 2014/2015 – incluirá mais cinco escolas municiais, que também passarão por todo o processo de triagem e realização de exames. Ao todo, o programa atenderá 32 unidades, incluindo as 27 iniciais, que continuarão sendo acompanhadas. A expectativa da SMS, no entanto, é de ampliar consideravelmente o número de escolas atendidas até 2016, com a entrega de 25 Unidades Básicas de Saúde em construção no município. A cidade está sendo contemplada com 32 novas UBSs, que possibilitarão a expansão gradativa do Programa Saúde na Escola para todas as escolas da rede municipal de ensino de Aparecida.

PROJETO OLHAR BRASIL – O Projeto Olhar Brasil é uma espécie de braço do Programa Saúde na Escola, voltado para o atendimento e acompanhamento oftalmológico de alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano). O programa também atende alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e população com idade igual ou acima de 60 anos.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Saúde e Educação entregam óculos para alunos de escolas atendidas pelo Programa Saúde na Escola.

Data: 14 de agosto de 2014 (quinta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Salão principal do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo (acima do Paço Municipal de Aparecida).