Aparecida de Goiânia, 24 de junho de 2013 – Para proteger e conscientizar a população, com foco também em quem viajará nessas férias para áreas de floresta e cerrado, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançou nesta segunda-feira, 24, a Campanha de Férias: Prevenção contra as Hepatites B e C e Febre Amarela. A campanha, que será realizada até o dia 27 de junho, tem como objetivo vacinar a população contra hepatite B e contra a febre amarela, e orientar a população sobre as formas de prevenção da hepatite B e febre amarela. Também serão realizados testes de triagem para diagnóstico de Hepatite B e C.
A iniciativa, que comemora o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de Julho), reúne profissionais da Diretoria de Epidemiologia através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Coordenação de Imunização, com o tema “Se você curte a vida Vacine – se Contra Hepatite B e Febre Amarela”.
Hepatite – A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, 325 milhões de pessoas são portadores crônicos do vírus da hepatite B e 170 milhões são portadores da hepatite C. No Brasil, há cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B e 3 milhões de portadores da hepatite C. A maioria das pessoas não sabe que tem os vírus e acaba tornando-se um elo na cadeia de transmissão das doenças.
A campanha será voltada à prevenção da hepatite B, que pode ser transmitida por via parenteral, sexual e vertical (de mãe para filho). A hepatite geralmente é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, que podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As formas de prevenção da hepatite B são: não compartilhar seringas nem agulhas, usar preservativo em todas as relações sexuais, não usar de maneira compartilhada materiais de uso pessoal individual (de manicure e de tatuagens, por exemplo) e tomar a vacina.
“Esta campanha é imprescindível porque a vacina para hepatite B é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz. Essa doença precisa ser levada a sério pelas pessoas porque o vírus B pode evoluir para uma cirrose e depois para câncer de fígado. Daí a necessidade de conscientizarmos a população”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi. A oferta dessa vacina tem sido ampliada constantemente nos últimos anos pelo Ministério da Saúde (MS), sendo que, a partir de abril de 2013, ela passou a ser ofertada também para a população da faixa etária de 30 a 49 anos.
Lembramos ainda que, além da população de 0 a 49 anos que deve ter a garantia de receber a vacina para hepatite B, existem os grupos priorizados com alto risco de exposição, que, mesmo fora da faixa etária, devem ser vacinados: profissionais de saúde, população indígena, usuários de drogas injetáveis e inaláveis, pessoas reclusas, profissionais do sexo, coletadores de lixo, policiais, bombeiros, imunodeprimidos, comunicantes sexuais de portadores de hepatite, dentre outros.
Febre Amarela – A febre amarela não é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina. Há dois tipos da doença: a urbana, que está erradicada no Brasil desde 1942, e a silvestre, ainda impossível de ser definitivamente extinta por causa da circulação natural entre os macacos das florestas tropicais.
Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia, e aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação). Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem, mas 15% destes podem apresentar, além dos já citados, sintomas graves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte. Uma vez recuperado, o paciente não apresenta seqüelas.
Existe vacina eficaz contra a febre amarela, que deve ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco, a vacinação deve ser feita a partir dos seis meses de vida. De maneira geral, a partir dos nove meses, a vacina é recomendada para as demais pessoas, uma vez que existe a possibilidade de novos surtos da doença caso uma pessoa infectada pela febre amarela silvestre retorne para regiões mais povoadas onde exista o mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue.
Prevenção
* Vacine-se contra febre amarela pelo menos dez dias antes de viajar para áreas de risco e não se esqueça das doses de reforço que devem ser repetidas a cada dez anos;
* Use, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo;
* Aplique repelente sistematicamente. Não se esqueça de passá-lo também na nuca e nas orelhas. Repita a aplicação a cada quatro horas ou a cada duas horas se tiver transpirado muito;
* Não se esqueça de reaplicar o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água;
* Procure informar-se sobre os lugares para os quais vai viajar e consulte um médico ou os núcleos de atendimento ao viajante para esclarecimentos sobre cuidados preventivos;
* Erradicar o mosquito transmissor da febre amarela é impossível, mas combater o mosquito da dengue nas cidades é uma medida de extrema importância para evitar surtos de febre amarela nas áreas urbanas. Não se descuide das normas básicas de prevenção e vacine-se!
A população encontrará doses da vacina contra Hepatite B e Febre Amarela nos postos abaixo:
DIA |
LOCAL |
HORA |
24 de Junho POSTOS VOLANTES |
Buriti Shopping / Bretas Portal Sul Shopping Praça da Matriz Instituto Federal Goiano – IFG Drogaria Girassol
|
09:00 às 16:30 |
24 de Junho POSTOS FIXOS |
Cais Nova Era Cais Garavelo Cais Colina Azul UPA Centro de Saúde Papilon Park Centro de Saúde Madre Germana Centro de Saúde Vila Brasília Centro Clínico Municipal |
09:00 às 16:30 |
24 de Junho POSTOS FIXOS ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA |
REGIÃO SANTA LUZIA UBS Parque Trindade – Equipe 03 e 04 UBS Santa Luzia – Equipe 05,16 e 18 UBS Parque Flamboyant – Equipe 17 UBS Sítio Santa Luzia – Equipe 19 UBS Jardim dos Buritis – Equipe 21 UBS Jardim Bela Vista – Equipe 22 e 23 UBS Vila São Pedro – Equipe 24 UBS Nova Olinda – Equipe 40 e 42 UBS Retiro do Bosque – Equipe 43,48 e 49 REGIÃO TIRADENTES UBS Jardim Tiradentes I – Equipe 06 e 07 UBS Jardim Florença – Equipe 10, 12 e 44 UBS Independência Mansões II – Equipe 11 e 37 UBS Parque das Nações – Equipe 14 UBS Pontal Sul – Equipe 15 UBS Campos Elísios – Equipe 38 UBS Vila Delfiori – Equipe 29,31 e 46 UBS Bandeirantes – Equipe 25,26 e 27 UBS Caraíbas – Equipe 53,54 e 55
|
|
25 de Junho |
Escola Municipal Francisco Rafael |
08:30 às 13:00 |
26 de Junho |
Escola Sebastiana Lourenço |
08:30 às 13:00 |
27 de Junho |
Escola Municipal Eurípedes Menezes |
08:30 às 13:00 |
Será realizada coleta de sangue para realização de sorologia para Hepatite B e C nas seguintes Unidades de Saúde:
DIA |
LOCAL |
HORA |
24 de Junho |
Cais Garavelo Unidade de Pronto Atendimento – UPA |
09:00 às 16:30 |
Os resultados dos exames serão entregues aos pacientes que realizaram coleta a partir do dia 08 de Julho de 2013 no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): rua Caraguatá esquina com rua Uberaba S/N – Setor dos Afonsos, das 07:00 às 16:00. Será ofertada também testagem rápida para triagem de Hepatite B e C no CTA das 07:00 às 16:00.
Reportagem: Polliana Martins (Assessora de Imprensa da SMS)
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)