Saúde Municipal lança Campanha de Férias contra as Hepatites B e C e a Febre Amarela

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: arquivo

Aparecida de Goiânia, 24 de junho de 2013 – Para proteger e conscientizar a população, com foco também em quem viajará nessas férias para áreas de floresta e cerrado, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançou nesta segunda-feira, 24, a Campanha de Férias: Prevenção contra as Hepatites B e C e Febre Amarela. A campanha, que será realizada até o dia 27 de junho, tem como objetivo vacinar a população contra hepatite B e contra a febre amarela, e orientar a população sobre as formas de prevenção da hepatite B e febre amarela. Também serão realizados testes de triagem para diagnóstico de Hepatite B e C.

 

A iniciativa, que comemora o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de Julho), reúne profissionais da Diretoria de Epidemiologia através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Coordenação de Imunização, com o tema “Se você curte a vida Vacine – se Contra Hepatite B e Febre Amarela”.

 

Hepatite – A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, 325 milhões de pessoas são portadores crônicos do vírus da hepatite B e 170 milhões são portadores da hepatite C. No Brasil, há cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B e 3 milhões de portadores da hepatite C. A maioria das pessoas não sabe que tem os vírus e acaba tornando-se um elo na cadeia de transmissão das doenças.

 

A campanha será voltada à prevenção da hepatite B, que pode ser transmitida por via parenteral, sexual e vertical (de mãe para filho). A hepatite geralmente é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, que podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As formas de prevenção da hepatite B são: não compartilhar seringas nem agulhas, usar preservativo em todas as relações sexuais, não usar de maneira compartilhada materiais de uso pessoal individual (de manicure e de tatuagens, por exemplo) e tomar a vacina.

 

“Esta campanha é imprescindível porque a vacina para hepatite B é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz. Essa doença precisa ser levada a sério pelas pessoas porque o vírus B pode evoluir para uma cirrose e depois para câncer de fígado. Daí a necessidade de conscientizarmos a população”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi. A oferta dessa vacina tem sido ampliada constantemente nos últimos anos pelo Ministério da Saúde (MS), sendo que, a partir de abril de 2013, ela passou a ser ofertada também para a população da faixa etária de 30 a 49 anos. 

 

Lembramos ainda que, além da população de 0 a 49 anos que deve ter a garantia de receber a vacina para hepatite B, existem os grupos priorizados com alto risco de exposição, que, mesmo fora da faixa etária, devem ser vacinados: profissionais de saúde, população indígena, usuários de drogas injetáveis e inaláveis, pessoas reclusas, profissionais do sexo, coletadores de lixo, policiais, bombeiros, imunodeprimidos, comunicantes sexuais de portadores de hepatite, dentre outros.

 

Febre Amarela – A febre amarela não é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina. Há dois tipos da doença: a urbana, que está erradicada no Brasil desde 1942, e a silvestre, ainda impossível de ser definitivamente extinta por causa da circulação natural entre os macacos das florestas tropicais.     

 

Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia, e aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação). Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem, mas 15% destes podem apresentar, além dos já citados, sintomas graves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte. Uma vez recuperado, o paciente não apresenta seqüelas.

 

Existe vacina eficaz contra a febre amarela, que deve ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco, a vacinação deve ser feita a partir dos seis meses de vida. De maneira geral, a partir dos nove meses, a vacina é recomendada para as demais pessoas, uma vez que existe a possibilidade de novos surtos da doença caso uma pessoa infectada pela febre amarela silvestre retorne para regiões mais povoadas onde exista o mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue.  

 

Prevenção

 

     * Vacine-se contra febre amarela pelo menos dez dias antes de viajar para áreas de risco e não se esqueça das doses de reforço que devem ser repetidas a cada dez anos;

     * Use, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo;

     * Aplique repelente sistematicamente. Não se esqueça de passá-lo também na nuca e nas orelhas. Repita a aplicação a cada quatro horas ou a cada duas horas se tiver transpirado muito;

     * Não se esqueça de reaplicar o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água;

    * Procure informar-se sobre os lugares para os quais vai viajar e consulte um médico ou os núcleos de atendimento ao viajante para esclarecimentos sobre cuidados preventivos;

    * Erradicar o mosquito transmissor da febre amarela é impossível, mas combater o mosquito da dengue nas cidades é uma medida de extrema importância para evitar surtos de febre amarela nas áreas urbanas. Não se descuide das normas básicas de prevenção e vacine-se!

 

      A população encontrará doses da vacina contra Hepatite B e Febre Amarela nos postos abaixo:

 

DIA

LOCAL

HORA

24 de Junho

POSTOS VOLANTES

Buriti Shopping / Bretas

Portal Sul Shopping

Praça da Matriz

Instituto Federal Goiano – IFG

Drogaria Girassol

 

09:00 às 16:30

 

24 de Junho

POSTOS FIXOS

 

 

Cais Nova Era

Cais Garavelo

Cais Colina Azul

UPA

Centro de Saúde Papilon Park

Centro de Saúde Madre Germana

Centro de Saúde Vila Brasília

Centro Clínico Municipal

 

 

09:00 às 16:30

 

 

24 de Junho

POSTOS FIXOS ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

 

 

REGIÃO SANTA LUZIA

UBS Parque Trindade – Equipe 03 e 04

UBS Santa Luzia – Equipe 05,16 e 18

UBS Parque Flamboyant – Equipe 17

UBS Sítio Santa Luzia – Equipe 19

UBS Jardim dos Buritis – Equipe 21

UBS Jardim Bela Vista – Equipe 22 e 23

UBS Vila São Pedro – Equipe 24

UBS Nova Olinda – Equipe 40 e 42

UBS Retiro do Bosque – Equipe 43,48 e 49

REGIÃO TIRADENTES

UBS Jardim Tiradentes I – Equipe 06 e 07

UBS Jardim Florença – Equipe 10, 12 e 44

UBS Independência Mansões II – Equipe 11 e 37

UBS Parque das Nações – Equipe 14

UBS Pontal Sul – Equipe 15

UBS Campos Elísios – Equipe 38

UBS Vila Delfiori – Equipe 29,31 e 46

UBS Bandeirantes – Equipe 25,26 e 27

UBS Caraíbas – Equipe 53,54 e 55

 

 

25 de Junho

Escola Municipal Francisco Rafael

08:30 às 13:00


26 de Junho

Escola Sebastiana Lourenço

08:30 às 13:00


27 de Junho

Escola Municipal Eurípedes Menezes

08:30 às 13:00

 

      Será realizada coleta de sangue para realização de sorologia para Hepatite B e C nas seguintes Unidades de Saúde:

 

DIA

LOCAL

HORA

24 de Junho

Cais Garavelo

Unidade de Pronto Atendimento – UPA

09:00 às 16:30

 

 

     Os resultados dos exames serão entregues aos pacientes que realizaram coleta a partir do dia 08 de Julho de 2013 no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): rua Caraguatá esquina com rua Uberaba S/N – Setor dos Afonsos, das 07:00 às 16:00. Será ofertada também testagem rápida para triagem de Hepatite B e C no CTA das 07:00 às 16:00.

 

 

Reportagem: Polliana Martins (Assessora de Imprensa da SMS) 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)