Saúde Municipal participa de curso do Hospital Sírio Libanês

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 16 de janeiro de 2014 – A coordenadora do Centro de Formação em Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), Ana Valéria dos Santos Barroso, foi selecionada como representante do município e está participando do Curso de capacitação em Processos Educacionais na Saúde (CPES). As aulas, iniciadas em novembro de 2013, são ministradas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), de São Paulo, e é a primeira vez que Aparecida participa da iniciativa.

As atividades acontecem no Telessaúde no Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG), na 1ª Avenida, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, e contam com a participação de representantes de vários municípios goianos.

Outros cursos do IEP/HSL acontecerão no Estado com o objetivo de capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para aprimorar o atendimento à população. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SMS, o Hospital Sírio-Libanês, o Ministério da Saúde, a Fundação Dom Cabral, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na opinião da coordenadora Ana Valéria, o curso vai melhorar os serviços prestados à população tanto na rede pública quanto nas instituições conveniadas com o SUS (que também poderão participar dos próximos cursos). “É um projeto essencial porque quanto mais qualificado o profissional for, melhor será todo o atendimento, desde o acolhimento até os exames e tratamentos necessários. Além disso, o trabalhador consciente nunca para de estudar”, ressalta.

Para Ana Valéria, o apoio da gestão da SMS ao campo da Educação em Saúde é um dos alicerces das profundas mudanças que a Saúde Pública de Aparecida tem vivido. “Temos avançado muito em todos os setores e cada vez mais precisamos de pessoal qualificado para lidar com os desafios e utilizar ao máximo as melhorias em benefício dos usuários. Quando a educação é prioridade, como vemos na SMS, todos têm a ganhar”, explanou a coordenadora.

Parceria de peso – Parceiro do Ministério da Saúde (MS) em diversos projetos, o Hospital Sírio Libanês, segundo informações da instituição, tem uma longa trajetória de serviços à saúde e de responsabilidade social desde 1921, quando um grupo de mulheres integrantes da primeira geração de imigrantes sírios e libaneses vindos ao Brasil fundou a Sociedade Beneficente de Senhoras. O objetivo desse grupo, liderado por dona Adma Jafet, era oferecer a São Paulo um centro de assistência médica. As obras para edificação do hospital começaram em 1931 e em 1940 estava concluído o primeiro prédio. Em 1943, o edifício foi ocupado pela Escola Preparatória de Cadetes e retornou à Sociedade somente em 1959. Em 1962, o Hospital reiniciou suas atividades, construindo uma história de pioneirismo e de excelência que o tornaram referência hospitalar no Brasil. Foi o primeiro hospital do País a implantar uma UTI (1971) e foi também pioneiro na América Latina na utilização de Acelerador Linear com fótons e elétrons (1971).

Serviço

Assunto: Curso de capacitação em Processos Educacionais na Saúde (CPES) do Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

Local: espaço do Telessaúde, CEROF, 1ª Avenida, s/nº, Setor Leste Universitário, Goiânia

Datas das próximas aulas: 05 a 07 de fevereiro de 2014 e 12 a 14 de março de 2014