Saúde realiza ação no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de julho de 2014 – Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, será realizada neste dia a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais. O evento será realizado das 9h às 16h em diversos pontos da cidade, pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio da Coordenação Municipal do Programa de DST/Aids e Hepatites. A abertura da Campanha será na Praça da Matriz no Centro de Aparecida, às 9h.

O tema da campanha deste ano será: Hepatite é uma doença silenciosa. Vacine-se. Faça o teste., e terá como objetivo principal orientar a população e intensificar a vacinação em pessoas de 0 a 49 anos, além de vacinar o grupo de maior vulnerabilidade e contra a Hepatite C. Nos postos da SMS terão folders orientando a população sobre a doença e diagnóstico precoce com os testes rápidos.

Fazem parte do grupo de vulnerabilidade: gestantes após três meses de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures e pedicures, população indígena, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transsexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST´s, coletadores de lixo hospitalar e domiciliar, presos e carcereiros.

Durante todo o dia serão disponibilizados testes rápidos para triagem de Hepatite B e C na Praça da Matriz e vacinação para Hepatite B em todos os Cais, Postos de Saúde e Estratégia da Família e nos postos volantes nos seguintes locais: Supermercado Bretas do Buriti Shopping; Praça da Matriz; Restaurante Cidadão no Garavelo; SAC do Centro e Posto do Cartão SUS também no Centro.

Todas as unidades de saúde fornecerão material educativo e preservativos.

A doença – A Hepatite é uma inflamação no fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, até a doença na forma aguda ou fulminante. E pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Geralmente sintomas como cansaço, tontura, enjôo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, podem aparecer de um a seis meses após a infecção.

A prevenção da doença está intimamente ligada à adoção de medidas preventivas fáceis e baratas como a vacina contra a Hepatite B, onde é necessária a realização das três doses para conferir a imunidade; uso da camisinha em todas as relações sexuais; não compartilhar materiais de uso pessoal; em caso de gestantes a realização do pré-natal no início da gestação é importante para o diagnóstico precoce para que não aconteça a transmissão vertical.

A vacinação contra a Hepatite B é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina. Podem ser vacinadas pessoas de 0 a 49 anos ou que estejam dentro do grupo de maior vulnerabilidade, em qualquer época do ano. E para fazer efeito é necessário que a pessoa tome as três doses da vacina.

Serviço

Assunto: Saúde realiza campanha no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Data: 28 de julho de 2014 (segunda-feira)

Horário: das 9h (abertura) até as 16h

Local: Praça da Matriz – Centro de Aparecida de Goiânia.

Mais: postos volantes – Supermercado Bretas do Buriti Shopping; Praça da Matriz; Restaurante Cidadão no Garavelo; SAC do Centro e Posto do Cartão SUS também no Centro.