Secretaria da Fazenda recebe visita de auditores do TCM

Por Rafael Freitas

26 de março de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Durante o encontro foram abordados assuntos referente a arrecadação, tramitação processual e de pagamentos, licitação e gestão fiscal do município

Uma equipe de gestores da Secretaria Municipal da Fazenda recebeu na última sexta-feira, 23, uma comissão de cerca de dez auditores recém-empossados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM),na sede da Prefeitura de Aparecida, para uma reunião técnico-adminstrativa. O objetivo é conhecer de perto a rotina de gestão processual das cidades goianas.

Todos os municípios de Goiás de pequeno, médio e grande porte receberão a visita da equipe para que possam conhecer a realidade processual de cada um. Representando município de grande porte, a comissão técnica do TCM escolheu visitar a Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia. A equipe era chefiada por Vinícius Carvalho, secretário de Licitação e Contratos do Tribunal.

De acordo com a secretária executiva de Financiamentos da Secretaria da Fazenda, Naiara Andrade Rossi Lelis Kurata, durante o encontro que aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal, foram abordados assuntos referentes a arrecadação, tramitação processual e de pagamentos, licitação e gestão fiscal do município de Aparecida de Goiânia.

“Conseguimos dar uma visão ampla do quanto o município já progrediu e quais os projetos futuros para implementar a arrecadação da Prefeitura. Explicamos quais as rotinas, as fases dos processos e aproveitamos o momento para expor as dificuldades que a lei exige do município.”, sublinhou Naira que estava acompanhada de outros servidores da secretaria da Fazenda.

A secretária executiva avaliou o encontro como sendo positivo e enfatizou que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está a disposição para outras reuniões, quando necessário. “Foi uma reunião de muito avanço. Essa aproximação do TCM para conhecer a rotina do município e dificuldades enfrentadas, principalmente porque a cidade é extensa, é fundamental. Colocamos a Prefeitura à disposição para recebê-los a qualquer momento”, destacou Naira.

Ainda segundo ela, os auditores do TCM elogiaram o sistema de gestão e transparência das contas públicas do município. “Eles saíram daqui satisfeitos, elogiando a equipe da Secretaria Municipal da Fazenda. E nós ficamos satisfeitos em saber que o TCM está se aproximando dos municípios e entendendo a realidade das Prefeituras”, finalizou Naira Andrade, secretária executiva de Financiamentos.