Aparecida de Goiânia, 13 de novembro de 2015 – A Secretaria de Assistência Social iniciou na manhã desta sexta-feira (13) a entrega de 120 Carteiras do Idoso. O documento possibilita viagens interestaduais sem custo para pessoas idosas, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. A entrega foi realizada no pátio da Secretaria de Assistência Social, em Aparecida. Os interessados em ter acesso ao benefício podem entrar em contato com a Central do CadÚnico do município pelo telefone 3545-5986.
As carteiras garantem que pessoas com 60 anos ou mais, possam utilizar o transporte terrestre, ferroviário ou aquático de forma gratuita. São duas vagas por veículo, reservados aos idosos. A gratuidade do transporte é regulamentada pela Lei Federal n° 10.741 de 01 de Outubro de 2003 e Instrução Operacional n° 16 de 03 de agosto de 2012, do Estatuto do Idoso. Os critérios para solicitar a carteira são: ter 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
A aposentada Geni da Silva, de 65 anos, comemorou o acesso ao benefício. Segundo ela, a carteira que garante a gratuidade de passagens vai ajudar no orçamento de casa. “Vai ser muito bom, o dinheiro da passagem vou poder usar para comprar remédios ou outra coisa de urgência por exemplo”, disse a aposentada.
Para o secretário de Assistência Social, José Ribamar Gomes, garantir os direitos dos idosos previstos em lei é uma prioridade da atual gestão. “O idoso prestou relevantes serviços ao país durante toda sua vida, mas muitos às vezes chegam à essa idade frágeis ou sem orientação. Por isso precisamos promover a divulgação de benefícios como estes e assegurar que eles tenham acesso aos seus direitos”, salientou o secretário.
A coordenadora do Bolsa Família, Nilda Huarita, aproveitou a solenidade para conscientizar os idosos sobre a importância dos direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso. “Temos que nos organizar para conseguirmos o que queremos. Todos nós vamos envelhecer, por isso precisamos nos preocupar com questões relacionadas aos direitos do idoso, este é o legado que deixaremos para outras gerações”, ressaltou.
O presidente do Procon, Marinho Resende, também colocou o órgão à disposição para garantir os direitos dos idosos, e tirar possíveis dúvidas, principalmente enquanto consumidores. “Muitas empresas agem de má fé com essas pessoas, como os bancos por exemplo, e por falta de orientação os idosos acabam assinando qualquer documento que essas empresas pedem. Um tempo depois aparece cobranças indevidas, empréstimos em cima das aposentadorias e outros, temos muitos casos assim”, relatou.
Saiba como obter o benefício
A Carteira do Idoso está ao vinculada ao CadÚnico para programas sociais da União. A Secretaria de Assistência Social, por meio de seus postos de atendimento do Bolsa Família realiza inclusão dos idosos ao CadÚnico. As orientações sobre a liberação das carteiras são repassadas pelas equipes da Central do Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência do Idoso do município. (Confira lista com endereços e telefones abaixo).
Idosos aposentados ou que recebem algum benefício do governo federal não precisam estar de posse da Carteira do idoso para garantir o serviço gratuitamente, basta apresentar comprovante do INSS ou órgão similar que prove o vínculo da pessoa com programas sociais do governo federal.
De acordo com a coordenadora do Bolsa Família, nem todos os beneficiários puderam comparecer para pegar suas carteiras, mas a Secretaria de Assistência Social vai entrar em contato com cada um para que eles possam buscar o documento posteriormente.
Lista CRAS e Centros de Referência do Idoso
Centro de Referência Núcleo Idade do Saber – Rua Nápole esquina com a Avenida São Paulo, Quadra APM 5, Jardim Florença – Telefone: 3545-5974.
Centro de Referência da Pessoa Idosa – Rua Gervásio Pinheiro Residencial Village Garavelo I, Centro de cultura José Barroso – Telefone: 3545 9943.
Cras Nova Olinda – Rua Pirapitinga esquina com a Avenida Santana, Quadra 36, lote 13 – Telefone: 3545 6033.
Cras Garavelo – Rua 3-C, Quadra 85, lote 03, Setor Garavelo (próximo ao cartório Garavelo). Telefone: 3545-4802.
Cras Nova Cidade – Avenida 21 de abril, Quadra 13 APM 2, Setor Nova Cidade. Telefone: 3545-5976.
Cras Jardim Olímpico – Rua X-24, Quadra 16, Lote 52 e 53 – Jardim Olímpico. Telefone: 3545-4711.
Cras Projeto Vida Nova – Rua 15, Quadra 38, Lote 15, Jardim Tiradentes (na Rua do 16° BPM esquina com a Rua 4). Telefone: 3545-9908.
Central CadÚnico – Secretaria de Assistência Social, Avenida B, quadra APM, Setor Araguaia, Aparecida de Goiânia. Telefone: 3545-5986.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)