Secretária de Educação de Macapá conhece programa educacional em Aparecida

Aparecida de Goiânia, 19 de maio de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Educação de Aparecida, Domingos Pereira, receberão nesta quarta-feira, 20, a visita da secretária de Educação de Macapá (Amapá), Antônia Costa Andrade. A secretária visitará duas escolas municipais que fazem parte do Programa Escola da Inteligência, idealizada pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury. As escolas da rede municipal de ensino a serem visitadas serão a E.M. Andrea Ferreira Barbosa e a E.M. Jardim dos Ipês. A visita tem como objetivo conhecer na prática o projeto que está em andamento há cinco anos.

A Escola da Inteligência ajuda alunos e professores a lidar com as emoções e controlar os pensamentos. Aplicado pela Inteligência Educacional, o programa já beneficiou mais de 61 mil estudantes de Aparecida. No Brasil, 300 mil alunos de diversas instituições já fizeram parte da Escola da Inteligência. Entre os principais resultados, estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no relacionamento entre professores, pais e alunos.

Dentro do programa, com apenas uma hora/aula por semana, as crianças aprendem a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Professores, alunos e pais recebem material didático multidisciplinar com personagens infantis que auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Para o prefeito Maguito Vilela, a parceria com a Escola da Inteligência tem sido extremamente importante para a Educação no município: “Há maior interação entre professor, aluno e família”. Maguito enfatiza também que o educador é muito bem orientado pela Escola da Inteligência e o aluno se sente mais confiante e tranquilo.

“Neste mundo competitivo de hoje, cercado de drogas e de tantas coisas erradas, é fundamental que a criança tenha o emocional equilibrado para tomar decisões e escolher o seu caminho. E o programa é um sucesso exatamente porque trabalha o emocional das crianças e tem uma abrangência muito grande pra toda a sua existência”, ressaltou o prefeito.

Para o secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Domingos Pereira, o resultado é muito positivo, principalmente porque os pais ficam mais presentes no cotidiano de seus filhos. “A aplicação do programa atraiu a participação significativa da comunidade no dia a dia da vida escolar dos alunos”, comentou.

Aprendizado aumenta quase 100%

Pesquisa realizada em 2014 com 800 alunos e 280 professores de Aparecida que participaram do programa em 2013 aponta que 96,9% dos participantes constataram aumento do interesse dos alunos pelas disciplinas regulares, sendo que 95,9% observaram melhora no vocabulário, escrita e leitura dos estudantes.

Entre os professores, 96,9% admitiram que houve avanços no desenvolvimento intrapessoal dos alunos, com aumento da autoestima e redução da insegurança e da ansiedade. Os educadores relataram ainda redução significativa do índice de violência entre alunos e 100% deles declararam que houve melhorias em suas vidas profissionais e pessoais.

Dos alunos que participaram da pesquisa, todos, sem exceção, consideraram importante participar da Escola da Inteligência e 99,1% consideraram as aulas ótimas ou boas. Entre as contribuições de aprendizagem do programa, destacaram “ser mais paciente com os outros” como a principal. Seguida por “pensar antes de agir”, “contemplar o belo”, “ser mais paciente consigo mesmo” e “melhora na autoestima”.

“A Escola da Inteligência não se limita à sala de aula e auxilia a formar cidadãos emocionalmente saudáveis”, explica a diretora da Escola da Inteligência/Inteligência Educacional, Millena Araújo. O projeto do Augusto Cury tem como objetivo formar pensadores críticos, mas também altruístas e tolerantes capazes de se colocar no lugar do outro e de lidar com perdas e frustrações. “A introdução de habilidades socioemocionais na Educação é a maior inovação em todo o mundo”, atesta a também diretora Thaynara Monteiro.

Com informações da Ascom da Escola da Inteligência