Secretário da Fazenda de Aparecida participa do curso “Gestão Pública Sustentável” da FNP

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 29 de outubro de 2013 – O secretário de Fazenda de Aparecida de Goiânia, Carlos Eduardo de Paula, representando o prefeito de Aparecida e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Maguito Vilela, apresentou o portal da FNP, o Compara Brasil, durante o curso de formação “Gestão Pública Sustentável”. O site é um instrumento de planejamento e transparência de contas públicas para os governos e possibilita o livre acesso de dados sobre todas as finanças públicas nos três níveis de governo (municípios, estados e União), além da criação de gráficos individuais e comparativos.

O curso é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, por meio do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e aconteceu em Goiânia nesta quarta-feira (30). O evento teve como público-alvo os gestores públicos, visando a elaboração de um programa de metas para os quatro anos de governo, baseado na sustentabilidade urbana, econômica e social de suas cidades. O curso acontece no Paço Municipal, em Goiânia.

Para a coordenadora de mobilização do programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, é importante que os gestores entendam que a sustentabilidade proposta não é apenas na questão do meio ambiente. “Nosso objetivo é propor um modelo de gestão, que abrange todas as áreas. Por essa razão sempre convidamos também os responsáveis pela elaboração do planejamento e projetos de cada governo, para ajudar a coordenar questões como mobilidade urbana, ações sociais e econômicas e de desenvolvimento sustentável”, explicou.

Segundo o Carlos Eduardo de Paula, a principal vantagem do portal é garantir transparência nas gestões. “Talvez seja uma das ferramentas mais eficazes para as administrações”, completou. O portal pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.comparabrasil.fnp.org.br. O curso se estende até o final do dia.

PROGRAMAÇÃO

O curso de formação é composto por quatro módulos distintos. São eles: “As bases do Programa Cidades Sustentáveis, “Fundamentos da Governança e Gestão Local”, “Os 12 Eixos Temáticos do Programa Cidades Sustentáveis” e “Metodologia para Implementação de indicadores e Plano de Metas”. Em todo país, 253 municípios já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis, sendo 20 deles capitais. Em Goiás 21 municípios já fazem parte do programa.

Também participaram da abertura do curso; o secretário de Governo de Aparecida, Euler de Morais, e o secretário de Planejamento de Aparecida, Afonso Boaventura, o Coordenador do PCS, Maurício Broinzi Pereira; diretor da Escola de Governo de São Paulo, Maurício Piragino; representante do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP, Diego Conti; coordenadora de indicadores do PCS, Clara Meyer e assessora do PCS, Ariela Setti.

Confira a programação completa do evento:

9h – Credenciamento

10h – Abertura

10h30 – Representante da Frente Nacional de Prefeitos, que falará do Compara Brasil: instrumento de planejamento e transparência das contas públicas. O Compara Brasil é um portal de livre acesso com dados sobre as finanças públicas dos três níveis de governo.

10h45 – Módulo I – As bases do Programa Cidades Sustentáveis

– Programa Cidades Sustentáveis

– Planejamento Estratégico para o Programa Cidades Sustentáveis/Mapeamento Estratégico do Município

11h30 – Debate

12h – Módulo II – Fundamentos da Governança e Gestão Local

– Transparência e Acesso à Informação

– Instrumentos de Governança Participativa

12h30 – Debate

13h – Almoço

14h30 – Módulo III – Os 12 Eixos Temáticos do Programa Cidades Sustentáveis

– Eixos Temáticos do PCS: Governança, Bens Naturais Comuns, Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz, Gestão Local para a Sustentabilidade, Planejamento e Desenho Urbano, Cultura para a Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável, Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida, Ação Local para a Saúde, Do local para o Global e Melhor Mobilidade, Menos Tráfego.

15h20 – Debate

16h – Módulo IV – Metodologia para Implementação de indicadores e Planos de Metas

– Informação organizada, coleta dos indicadores e diagnóstico preliminar

– Priorização dos indicadores – utilização do sistema de monitoramento