Secretário de Aparecida participa de simpósio nacional sobre gestão pública e privada da saúde

Por Assessoria de Imprensa do 4º SNGPP

26 de abril de 2023

Por Assessoria de Imprensa do 4º SNGPP

26 de abril de 2023

Foto: Jhonney Macena

Alessandro Magalhães é um dos participantes da mesa-redonda de abertura do 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada realizado no Teatro SESI, em Goiânia

O 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada será realizado nos dias 27 e 28 de abril no auditório do Teatro SESI – Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira, em Goiânia, e terá como tema “O Mercado da Saúde: Tendência, Desafios e Perspectivas”. A programação contempla mesas-redondas, minicursos, painéis, workshops e palestras com a participação de mais de 50 palestrantes de renome regional e nacional que vão discutir temas atualizados sobre gestão estratégica público-privada, tecnologia e inovação na saúde, qualidade e segurança do paciente, custos com a saúde e a geração prateada.

Segundo o organizador do evento, o fundador e diretor executivo do Instituto RG – Consultoria em Gestão, Renato Gomes do Espírito Santo, o evento traz como proposta o debate de ideias que permeiam o atual cenário brasileiro na área da saúde.

O objetivo é discutir os desafios que este mercado evolutivo tem enfrentado e ainda enfrentará, bem como discutir o papel das instituições nos quesitos Liderança, Qualidade, Experiência do Paciente, Custos, Judicialização, Remuneração e Transformação Digital. Cerca de 600 participantes, entre profissionais e acadêmicos da área da saúde, da administração de empresas, do direito, da economia, da tecnologia da informação e das engenharias são esperados para o evento.

No primeiro dia (27/4), o evento contará com a presença do médico auditor Alessandro Magalhães, que é secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs). O secretário participará da mesa-redonda de abertura com o tema: “Gestão Estratégica: Visão do Público e Privado Frente ao Mercado de Saúde em Transformação”, das 16h30min às 18h30min.

Além de Alessandro Magalhães, participam os seguintes convidados: Francisco Balestrin, que é Presidente do Conselho CBEXS e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Henrique Moraes Ziller, Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE); Sérgio Baiocchi, que é presidente da Unimed Goiânia e Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs); Veronica Savatin, Secretária Municipal da Saúde de Senador Canedo e presidente da Cosems Goiás; Haikal Helou, que é presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg) e Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs); Washington Luiz Ferreira Rios, Presidente da Associação Médica de Goiás; Milton Marinho, Presidente Associação de Recursos Humanos Goiás; e Álvaro Soares de Melo, diretor da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás.

O evento terá a participação de mais de 50 palestrantes de renome regional e nacional

O moderador dessa mesa-redonda será o administrador Renato Gomes do Espírito Santo – vice- Presidente do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde Chapter Goiás (CBEXS); presidente da Comissão Organizadora do evento; integrante do corpo docente do Master Business Health – Ensino agir; avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) vinculado a IAC/ IBES.

Debate relevante

Nos últimos anos a administração pública vem convivendo com importantes transformações em busca de profissionalização na gestão da saúde. Visando mais eficiência no uso dos recursos despendidos para obter melhor efetividade nas entregas, os modelos focam na redução dos custos de transação para poder concentrar os esforços organizacionais no atendimento às necessidades do cidadão e gerar maior impacto nos desfechos clínicos e nos resultados esperados da instituição. Um dos grandes desafios para isso é a fragmentação dos sistemas e de seus processos que, atualmente, conta com um excelente e muito produtivo aliado que é a tecnologia de informação e comunicação.

Por outro lado, a iniciativa privada vem lançando mão de modelos de gestão variados e o concurso de atores diversos para o enfrentamento das múltiplas contingências que têm caracterizado o mercado como fonte de incertezas. Na busca por seus propósitos e resultados, essas organizações têm enfrentado vários conflitos internos e externos, como o aumento do poder de compra que cria consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais para ter melhores serviços/tratamentos de saúde, ou o inverso, a perda do poder de compra que atinge consumidores já acostumados a exigir condições de excelência em serviços, mas que não podem mais pagar por eles.

A crescente população de idosos traz uma prevalência de doenças crônicas que passam a conviver com doenças infeciosas ainda não solucionadas, criando cenários que impulsionam as necessidades de movimentos estratégicos.

A governança corporativa como expressão do sistema de valores das organizações e da sociedade, em conjunto com sua rede de relações internas e externas, visam garantir que os interesses das diferentes partes sejam considerados por meio da definição do papel e da participação de cada agente nas atividades e na busca por seus propósitos.

Profissionais e estudantes interessados podem fazer suas inscrições pela plataforma: www.sympla.com.br
Informações e programação completa no site: www.sngpp.com.br